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A economia circular na indústria têxtil e vestuário em Portugal

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, José de Freitas
dc.contributor.authorMarmelo, Mariana Faria
dc.date.accessioned2020-07-06T12:40:20Z
dc.date.available2020-07-06T12:40:20Z
dc.date.issued2019-12-04
dc.descriptionVersão Finalpt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação visa analisar o modo como a economia circular está a ser implementada nas empresas da indústria têxtil e do vestuário em Portugal. Em todo o mundo, a moda circular originou novos modelos de negócio, como os da venda em segunda-mão de vestuário, a reciclagem têxtil e de vestuário, o aluguer temporário de roupa de ocasião, a subscrição de aluguer de vestuário e a venda de roupa sustentável e de alta durabilidade. Para ilustrar as boas práticas e os novos modelos de negócio da economia circular na indústria têxtil e do vestuário em Portugal, foi usado o método do estudo de caso. Os estudos de caso escolhidos foram o da Valérius, que ilustra o modelo de negócio da reciclagem têxtil; a Humana Portugal, que descreve o modelo de negócio da venda de vestuário em segunda mão; o modelo de negócio do aluguer temporário de roupa de ocasião, que é exemplificado com os casos de duas empresas, a Happyhours e a Chic By Choice; e a empresa NAZ, uma empresa de vestuário com alta durabilidade e de moda sustentável. Em todos os casos estudados foram encontrados novas práticas relativas à implemetação da economia circular nas empresas da indústria têxtil e do vestuário em Portugal, como a reciclagem de materiais e a sua integração no processo produtivo, o reaproveitamento do vestuário através da sua reutilização ou do seu aluguer temporário e o aumento da durabilidade dos materiais, que promove o alargamento do período de vida útil dos produtos.pt_PT
dc.description.abstractThe present thesis aims to analyse how circular economy is being implemented in companies from textile and clothing industry in Portugal nowadays. All over the world, circular fashion created new business models, like clothing resale, rental subscription, textile and clothing recycling, short-term rental and sale of highly durable clothes. In order to prove the good actions and new circular economy business models in textile and clothing industry in Portugal, it was used the case study. The case studies presented are Valérius, that shows textile and clothing recycling; Humana Portugal, that describes clothing resale; the short-term rental is exemplified by Happyhours and Chic by Choice; and NAZ, a company that sales highly durable clothes. In all the cases were found new practice about implementation of circular economy in the textile and clothing industry in Portugal, like material recycling and its reintegration on productive process, the reuse of the clothing through resale ou short-term rental and the increase of the quality of the material, that encourages the life extension of the products.pt_PT
dc.identifier.tid202489345pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16066
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEconomia circularpt_PT
dc.subjectIndústria têxtil e vestuáriopt_PT
dc.subjectModelos de negóciopt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectCircular economypt_PT
dc.subjectCase sudypt_PT
dc.subjectTextile and clothing industrypt_PT
dc.subjectBussiness modelspt_PT
dc.titleA economia circular na indústria têxtil e vestuário em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEmpreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

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