Publication
COmpreEnSĂO: um percurso mĂșltiplo
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, InĂȘs | |
dc.contributor.author | Moreira, Ana Emanuela Correia | |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T11:08:12Z | |
dc.date.available | 2024-10-09T11:08:12Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.description.abstract | A elaboração do presente relatĂłrio de estĂĄgio surge no Ăąmbito da unidade curricular de PrĂĄtica de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico e PortuguĂȘs e HistĂłria e Geografia de Portugal no 2.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico, da Escola Superior de Educação do Instituto PolitĂ©cnico do Porto, para a obtenção do grau de mestre. Este trabalho foi desenvolvido ao longo do ano letivo de 2023/2024, onde decorreram os estĂĄgios nos dois ciclos de ensino, e pretende colocar em evidĂȘncia os conhecimentos construĂdos ao longo do percurso formativo, cujo desenvolvimento sustentou a prĂĄtica educativa desenvolvida pela mestranda, espelhando o desenvolvimento do perfil profissionalizante investigativo e reflexivo. Assim, ao longo deste relatĂłrio, encontram-se pressupostos teĂłricos, normativos e legais que sustentaram o trabalho desenvolvido pela mestranda nos contextos educativos, desvendando o perfil docente construĂdo pela mesma. Considerando que a dimensĂŁo investigativa e reflexiva se afigura como fundamental na profissĂŁo docente, a ação pedagĂłgica desenvolvida potenciou o desenho e implementação de um projeto de investigação. Deste modo, procurou-se analisar o contributo das cadeias de referĂȘncias para o sentido do texto, recorrendo-se Ă metodologia Investigação-Ação, intervindo, em linhas gerais, no desenvolvimento da consciĂȘncia linguĂstica, colocando-a ao serviço do desenvolvimento da competĂȘncia leitora. Este relatĂłrio representa o culminar de todo o contributo da formação acadĂ©mica na sua formação inicial docente. Caminho este que foi trilhado indo ao encontro de uma prĂĄtica educativa consistente e de qualidade, que se traduz em aprendizagens mais significativas para os alunos. | pt_PT |
dc.description.abstract | . | pt_PT |
dc.description.abstract | This internship report was written as part of the Supervised Teaching Practice course of the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, to obtain a master's degree. This work was developed over the course of the 2023/2024 academic year, during which the internships in the two teaching cycles took place, and aims to highlight the knowledge built up over the course of the training programme, the development of which underpinned the educational practice developed by the master's student, reflecting the development of the investigative and reflective professional profile. Thus, throughout this report, there are theoretical, normative and legal assumptions that underpinned the work carried out by the master's student in educational contexts, revealing the teaching profile she built. Considering that the investigative and reflective dimension is fundamental to the teaching profession, the pedagogical action developed led to the design and implementation of a research project. The aim was to analyse the contribution of chains of reference to the meaning of the text, using the Action Research methodology, intervening, in general terms, in the development of linguistic awareness, putting it at the service of the development of reading competence. This report represents the culmination of all the academic training that has contributed to her initial teacher training. A path that has been trodden towards a consistent, quality educational practice that translates into more meaningful learning for the students. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203705920 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26228 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | PrĂĄtica de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Construção docente | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | CompreensĂŁo leitora | pt_PT |
dc.subject | CoesĂŁo textual | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Teaching construction | pt_PT |
dc.subject | Action-research | pt_PT |
dc.subject | Reading comprehension | pt_PT |
dc.subject | Textual conhesion | pt_PT |
dc.title | COmpreEnSĂO: um percurso mĂșltiplo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico e de PortuguĂȘs e HistĂłria e Geografia de Portugal no 2.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico | pt_PT |