Repository logo
 
Publication

A transição entre etapas educativas e momentos do dia: continuidade, articulação e participação da criança

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorEsteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Isabel Hipólito Reis
dc.date.accessioned2025-06-13T14:00:44Z
dc.date.available2025-06-13T14:00:44Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente relatório de estágio integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e documenta a experiência formativa em contextos de Creche e Educação Pré-Escolar. A investigação centra-se nas transições educativas, momentos determinantes no percurso das crianças, analisando estratégias pedagógicas que promovem continuidade e adaptação harmoniosas. A prática educativa foi desenvolvida em duas instituições distintas com relevo na participação ativa da criança. A experiência de estágio em contexto de educação em creche e Educação Pré-Escolar permitiu compreender a importância da articulação entre os ciclos educativos, o impacto das rotinas na estabilidade emocional e a necessidade de envolvimento da família no processo educativo. Para além disso, analisou-se o papel dos educadores na promoção de ambientes de aprendizagem seguros, desafiantes e respeitadores do ritmo individual de cada criança. A reflexão crítica destaca desafios e aprendizagens construídas, evidenciando a relevância da intencionalidade pedagógica na construção de experiências significativas. Conclui-se que a educação de infância deve garantir contextos ricos, seguros e inclusivos, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e consolidando a identidade profissional dos educadores. O estudo reforça ainda a necessidade de aprofundar práticas de continuidade educativa, minimizando eventuais ruturas no percurso da criança e promovendo transições harmoniosas.por
dc.description.abstractThis internship report is part of the Master's in Preschool Education at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto and documents the training experience in nursery and preschool contexts. The research focuses on educational transitions, crucial moments in children's development, analyzes pedagogical strategies that promote continuity and harmonious adaptation. The educational practice was developed in two distinct institutions emphasizing the active participation of children. The internship experience allowed for understanding the importance of the articulation between educational cycles, the impact of routines on emotional stability, and the need for family involvement in the educational process. Furthermore, it analyzed the role of educators in promoting safe, challenging learning environments that respect each child's individual pace. The critical reflection highlights challenges and acquired learning, emphasizing the relevance of pedagogical intentionality in building meaningful experiences. It is concluded that early childhood education must ensure rich, safe, and inclusive contexts, promoting the holistic development of children and consolidating the professional identity of educators. The study further reinforces the need to deepen practices of educational continuity, minimizing possible ruptures in the childhood journey and promoting harmonious transitions.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30150
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectTransições educativas
dc.subjectCreche
dc.subjectEducação Pré-Escolar
dc.subjectMetodologia de Investigação-Ação
dc.subjectDesenvolvimento Infantil
dc.subjectEducational transitions
dc.subjectNursery
dc.subjectPreschool education
dc.subjectAction-research methodology
dc.subjectChild development
dc.titleA transição entre etapas educativas e momentos do dia: continuidade, articulação e participação da criançapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Ana Teixeira_2025.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: