Repository logo
 
Publication

Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil

dc.contributor.authorMota, Maria
dc.contributor.authorFigueiredo, Sergio
dc.date.accessioned2014-01-13T13:52:35Z
dc.date.available2014-01-13T13:52:35Z
dc.date.issued2012en_US
dc.date.updated2014-01-03T18:57:32Z
dc.description.abstractA formação de professores de música em Portugal e no Brasil é o foco deste texto, que tem por objetivo apresentar aspectos preliminares de um estudo que vem sendo realizado a partir de contextos de Ensino Superior nos dois países. Com inspiração na metodologia da educação comparada, o presente estudo vem investigando documentos oficiais e currículos para promover a reflexão comparativa sobre diferentes caminhos oferecidos em Portugal e no Brasil para a preparação de professores de música, com ênfase na educação escolar. A formação de professores de música nos dois países foi pontualmente analisada a partir dos seguintes elementos: contexto educacional em Portugal e no Brasil; preparação musical anterior ao Ensino Superior e os critérios de ingresso nos cursos de formação de professores de música; elementos curriculares dos cursos formadores; prática docente e perspectivas profissionais. Os resultados preliminares desta análise comparativa demonstram semelhanças e diferenças nos dois contextos: 1) professores de música para a educação escolar são formados em instituições de Ensino Superior nos dois países, sendo que em Portugal, além da licenciatura em música, é exigida a formação em nível de mestrado profissionalizante; 2) em ambos os países são realizadas provas específicas de ingresso nas instituições, exigindo conhecimentos musicais prévios; 3) o equilíbrio entre a formação musical e pedagógica é um dos objetivos curriculares; 4) a prática docente é componente enfatizado na formação de professores; 5) em Portugal a motivação para a atuação na escola regular é maior do que no Brasil.pt_PT
dc.identifier1984-6444en_US
dc.identifier.citationMota, Graça; Figueiredo, Sergio. Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil, Revista do Centro de Educação da UFSM, 37, 2, 273-290, 2012.en_US
dc.identifier.doi10.5902/198464444843pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/3303
dc.languageeng
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4843pt_PT
dc.subjectFormação de professores de músicapt_PT
dc.subjectCurrículos universitáriospt_PT
dc.subjectPrática docentept_PT
dc.titleEstudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasilen_US
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameParente Figueiredo da Mota
person.familyNameFigueiredo
person.givenNameMaria da Graça
person.givenNameSergio
person.identifier.ciencia-id9F14-44B1-B136
person.identifier.orcid0000-0001-8936-4692
person.identifier.orcid0000-0002-3401-385X
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticle
relation.isAuthorOfPublication875d8b50-0be7-4a55-8da3-b4dd26d092c6
relation.isAuthorOfPublication804e6b2b-a91b-470a-8b31-b7c3905da88c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery875d8b50-0be7-4a55-8da3-b4dd26d092c6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
4843-24200-1-PB. Artigo UFSM.pdf
Size:
89.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: