Publication
Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil
dc.contributor.author | Mota, Maria | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Sergio | |
dc.date.accessioned | 2014-01-13T13:52:35Z | |
dc.date.available | 2014-01-13T13:52:35Z | |
dc.date.issued | 2012 | en_US |
dc.date.updated | 2014-01-03T18:57:32Z | |
dc.description.abstract | A formação de professores de música em Portugal e no Brasil é o foco deste texto, que tem por objetivo apresentar aspectos preliminares de um estudo que vem sendo realizado a partir de contextos de Ensino Superior nos dois países. Com inspiração na metodologia da educação comparada, o presente estudo vem investigando documentos oficiais e currículos para promover a reflexão comparativa sobre diferentes caminhos oferecidos em Portugal e no Brasil para a preparação de professores de música, com ênfase na educação escolar. A formação de professores de música nos dois países foi pontualmente analisada a partir dos seguintes elementos: contexto educacional em Portugal e no Brasil; preparação musical anterior ao Ensino Superior e os critérios de ingresso nos cursos de formação de professores de música; elementos curriculares dos cursos formadores; prática docente e perspectivas profissionais. Os resultados preliminares desta análise comparativa demonstram semelhanças e diferenças nos dois contextos: 1) professores de música para a educação escolar são formados em instituições de Ensino Superior nos dois países, sendo que em Portugal, além da licenciatura em música, é exigida a formação em nível de mestrado profissionalizante; 2) em ambos os países são realizadas provas específicas de ingresso nas instituições, exigindo conhecimentos musicais prévios; 3) o equilíbrio entre a formação musical e pedagógica é um dos objetivos curriculares; 4) a prática docente é componente enfatizado na formação de professores; 5) em Portugal a motivação para a atuação na escola regular é maior do que no Brasil. | pt_PT |
dc.identifier | 1984-6444 | en_US |
dc.identifier.citation | Mota, Graça; Figueiredo, Sergio. Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil, Revista do Centro de Educação da UFSM, 37, 2, 273-290, 2012. | en_US |
dc.identifier.doi | 10.5902/198464444843 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/3303 | |
dc.language | eng | |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4843 | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores de música | pt_PT |
dc.subject | Currículos universitários | pt_PT |
dc.subject | Prática docente | pt_PT |
dc.title | Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil | en_US |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Parente Figueiredo da Mota | |
person.familyName | Figueiredo | |
person.givenName | Maria da Graça | |
person.givenName | Sergio | |
person.identifier.ciencia-id | 9F14-44B1-B136 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8936-4692 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3401-385X | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | article | |
relation.isAuthorOfPublication | 875d8b50-0be7-4a55-8da3-b4dd26d092c6 | |
relation.isAuthorOfPublication | 804e6b2b-a91b-470a-8b31-b7c3905da88c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 875d8b50-0be7-4a55-8da3-b4dd26d092c6 |