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Advisor(s)
Abstract(s)
A formação de professores de música em Portugal e no Brasil é o foco deste
texto, que tem por objetivo apresentar aspectos preliminares de um estudo que
vem sendo realizado a partir de contextos de Ensino Superior nos dois países.
Com inspiração na metodologia da educação comparada, o presente estudo
vem investigando documentos oficiais e currículos para promover a reflexão comparativa sobre diferentes caminhos oferecidos em Portugal e no Brasil para a
preparação de professores de música, com ênfase na educação escolar. A formação de professores de música nos dois países foi pontualmente analisada a
partir dos seguintes elementos: contexto educacional em Portugal e no Brasil;
preparação musical anterior ao Ensino Superior e os critérios de ingresso nos
cursos de formação de professores de música; elementos curriculares dos cursos formadores; prática docente e perspectivas profissionais. Os resultados
preliminares desta análise comparativa demonstram semelhanças e diferenças
nos dois contextos: 1) professores de música para a educação escolar são
formados em instituições de Ensino Superior nos dois países, sendo que em
Portugal, além da licenciatura em música, é exigida a formação em nível de
mestrado profissionalizante; 2) em ambos os países são realizadas provas específicas de ingresso nas instituições, exigindo conhecimentos musicais prévios; 3) o equilíbrio entre a formação musical e pedagógica é um dos objetivos
curriculares; 4) a prática docente é componente enfatizado na formação de professores; 5) em Portugal a motivação para a atuação na escola regular é maior
do que no Brasil.
Description
Keywords
Formação de professores de música Currículos universitários Prática docente
Citation
Mota, Graça; Figueiredo, Sergio. Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil, Revista do Centro de Educação da UFSM, 37, 2, 273-290, 2012.