Repository logo
 
Publication

Papel das metodologias ativas na aprendizagem da astronomia no 1ยบ Ciclo

datacite.subject.fosCiรชncias Sociais::Ciรชncias da Educaรงรฃopt_PT
dc.contributor.advisorSaraiva, Elisa
dc.contributor.authorSilva, Catarina Daniela Mota da
dc.date.accessioned2024-12-13T12:59:45Z
dc.date.available2024-12-13T12:59:45Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO Presente relatรณrio de estรกgio (RE) emerge no รขmbito da unidade curricular de Prรกtica de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico e de Matemรกtica e Ciรชncias Naturais no 2.ยบ Ciclo do Ensino Bรกsico. Este RE tem como objetivo, partilhar, analisar e refletir sobre todo o trabalho que a mestranda desenvolveu no decorrer da PES. Para tal, a mestrada teve em linha de conta todos os pressupostos teรณricos e legais. O RE apresenta todo o percurso formativo da mestranda, evidenciando as aprendizagens, as intervenรงรตes realizadas e principalmente a evoluรงรฃo das competรชncias pessoais e profissionais da mestranda ao longo de todo o percurso, incluindo a sua capacidade para desenvolver investigaรงรฃo. Este relatรณrio contรฉm uma parte investigativa, apresentada sob a forma de um artigo, focada na compreensรฃo do papel que as metodologias ativas podem desempenhar no ensino das ciรชncias. Esta investigaรงรฃo foi desenvolvida com turmas do 3ยบ ano com o objetivo de analisar se as metodologias ativas estavam, de alguma forma, associadas ao desenvolvimento de prรกticas epistรฉmicas na sala por parte dos alunos. Na parte final, serรฃo apresentadas as conclusรตes e reflexรตes finais em relaรงรฃo ao percurso que a mestranda realizou, apresentando os aspetos positivos e negativos relativamente ao trabalho desenvolvido pela mestranda, tendo em vista o desenvolvimento de competรชncias, tanto a nรญvel pessoal como profissional.pt_PT
dc.description.abstract.pt_PT
dc.description.abstractThis report arises within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP), a curricular unit, integrated into the masterโ€™s degree in teaching 1st Cycle Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This report seeks to share, analyze and reflect all the work that the master's student developed during the STP. In this way, the master's student considered all the necessary theoretical and legal assumptions. The report narrates the entire formation journey of the master's student, highlighting the learning, the interventions carried out and mainly the master's student's evolution throughout the course. This report contains an investigative part, presented in the form of an article, focused on understanding the role that active methodologies can play in science teaching. This research was carried out with 3rd grade classes with the aim of analyzing whether active methodologies were in any way associated with the development of epistemic practices in the classroom by the students. In the final section, conclusions and final reflections will be presented in relation to the path that the master's student has taken, presenting the positive and negative aspects of the work carried out by the master's student, with a view to developing skills, both on a personal and professional level.pt_PT
dc.identifier.tid203757629
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26833
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politรฉcnico do Porto. Escola Superior de Educaรงรฃo
dc.subjectFormaรงรฃo inicial de professorespt_PT
dc.subjectEducaรงรฃo em ciรชnciaspt_PT
dc.subjectAstronomiapt_PT
dc.subjectEnsino bรกsicopt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectPrรกticas epistรฉmicaspt_PT
dc.subjectMediaรงรฃo do professorpt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectPreservice teacher trainingpt_PT
dc.subjectScience educationpt_PT
dc.subjectAstronomypt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectActive methodologiespt_PT
dc.subjectEpistemic practicespt_PT
dc.subjectTeacher mediationpt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.titlePapel das metodologias ativas na aprendizagem da astronomia no 1ยบ Ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.ยบCiclo do Ensino Bรกsico e de Matemรกtica e Ciรชncias Naturais no 2.ยบCiclo do Ensino Bรกsicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Catarina Silva_2024.pdf
Size:
3.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: