Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Exploração da potencialidade da realidade aumentada em museus enquadrado no estágio Casa-Museu de Vilar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_InesRibeiro_2023.pdf13.39 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A animação como expressão artística regista uma história relativamente recente, mas muito valiosa e que interessa preservar e disseminar. Os museus são espaços que privilegiam a preservação cultural, no entanto, na procura de proteger as obras de degradação natural, principalmente quando expostas à manipulação do público, existe uma limitação na experiência do visitante. Com o intuito de tornar a experiência museológica mais próxima e interativa, este projeto propõe explorar a Realidade Aumentada (RA) como veículo interativo, permitindo aos visitantes experienciar os brinquedos óticos sem o desgaste das peças originais. Este foi um desafio colocado no contexto de estágio na Casa-Museu de Vilar: A Imagem em Movimento. Em meados de 2020, foi conceptualizada uma proposta semelhante pelo museu com a intenção de implementar esta experiência como método para aumentar a interação atual na instituição. Com a minha proposta de estágio ao titular do museu sobre a utilização da Realidade Aumentada para adaptar peças para um formato interativo, a memória descritiva desta proposta de trabalho foi direcionada para aprofundar o tema deste projeto e reter uma base de estudo sobre o público-alvo. O relatório relata o desafio deste projeto, desde a conceptualização até, às fases de teste de prototipagem e avaliação.
Animation as an artistic expression registers a relatively recent history, but a very valuable one, which is interesting to preserve and disseminate. Museums are spaces that privilege cultural preservation, however, in the search to protect the works from natural degradation, especially when exposed to public manipulation, there is a limitation in the visitor's experience. To make the museum experience closer and more interactive, this project proposes to explore Augmented Reality (AR) as an interactive vehicle, allowing visitors to experience the optical toys without the wear and tear of the original pieces. This was a challenge set in the context of an internship at the Casa-Museu de Vilar: A Imagem em Movimento. In mid-2020, a similar proposal was conceptualized by the museum with the intention of implementing this experiment as a method of increasing upon the current interaction in the institution. With the internship proposal to the museum holder on the use of Augmented Reality to adapt pieces to an interactive format, the descriptive memory of this work proposal was directed to deepen the theme of this project and retain a baseline of study on the target audience. This report relates the challenge of this project, from its conceptualization to, the prototype testing and evaluation stage.

Description

Relatório de estágio

Keywords

Realidade aumentada Interatividade Museus Animação Preservação cultural Augmented reality Interactivity Museums Animation Cultural preservation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License