Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques
dc.contributor.authorRocha, Sara Patrícia Mendes da
dc.date.accessioned2016-11-08T18:00:21Z
dc.date.available2016-11-08T18:00:21Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractpresente relatório tem como finalidade descrever a prática profissional exercida ao longo do estágio profissionalizante. Para tal foi necessário articular a teoria e a prática para a concretização do relatório bem como a intervenção educativa. Com o presente relatório pretende-se dar a visão de um estágio efetuado em duas valências diferentes, estando presentes conceções diferentes relacionadas com a creche e o pré-escolar. Toda a intervenção educativa, partiu da observação e compreensão da instituição e da sua funcionalidade, na qual o estágio se desenrolou, dos interesses, necessidades, motivações e competências das crianças que se traduziram no ato de planear, de agir, de avaliar e refletir. Este processo foi desenvolvido indo ao encontro às exigências profissionais que cabe a este profissional de habilitação aplicar na sua prática pedagógica. A constante atitude crítica e reflexiva e a ação tendo em vista objetivos/intencionalidades pedagógicas, atividades diversificadas e significativas, procurando desenvolver integralmente os grupos de crianças que constituíram as experiencias pedagógicas. A intervenção educativa, torna-se desta forma, um período fundamental no processo de formação, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, pois é nela que se experienciam, vivenciam, descobrem, desenvolvem e se refletem competências fundamentais, que nos preparam para um profissional de educação competente.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to describe the professional practice exercised over the training period. For this it was necessary to articulate the theory and practice to materialize the report as well as the educational intervention. The present report is intended to give the idea of a training made of two different stages, being present different conceptions related to childcare and preschool. All the educational intervention was based on the observation and understanding of the institution and its functionality, in which the training was developed; and the interests, needs, motivations and skills of children which resulted in the act of planning, acting, evaluating and assessing. This process was developed by achieving professional requirements which are fundamental to a qualified professional in this area to apply in his / her teaching. The constant critical and reflexive attitude and action in order to achieve pedagogical goals / intentions, develop diverse and meaningful activities; looking to fully develop the groups of children who were involved in the pedagogical experiences. The educational intervention becomes thus a crucial period in the training process, either personally or professionally, because it is an essential means to experience, discover, develop and assess fundamental skills that prepare us to be a competent educational professional.pt_PT
dc.identifier.tid201460777
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8642
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectIntencionalidade pedagógicapt_PT
dc.subjectEducador reflexivopt_PT
dc.subjectNurserypt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.subjectPedagogical intentionalitypt_PT
dc.subjectReflexive educatorpt_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SaraRocha_2014.pdf
Size:
506.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: