Publication
Relatório de estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso | |
dc.contributor.advisor | Guimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques | |
dc.contributor.author | Rocha, Sara Patrícia Mendes da | |
dc.date.accessioned | 2016-11-08T18:00:21Z | |
dc.date.available | 2016-11-08T18:00:21Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | presente relatório tem como finalidade descrever a prática profissional exercida ao longo do estágio profissionalizante. Para tal foi necessário articular a teoria e a prática para a concretização do relatório bem como a intervenção educativa. Com o presente relatório pretende-se dar a visão de um estágio efetuado em duas valências diferentes, estando presentes conceções diferentes relacionadas com a creche e o pré-escolar. Toda a intervenção educativa, partiu da observação e compreensão da instituição e da sua funcionalidade, na qual o estágio se desenrolou, dos interesses, necessidades, motivações e competências das crianças que se traduziram no ato de planear, de agir, de avaliar e refletir. Este processo foi desenvolvido indo ao encontro às exigências profissionais que cabe a este profissional de habilitação aplicar na sua prática pedagógica. A constante atitude crítica e reflexiva e a ação tendo em vista objetivos/intencionalidades pedagógicas, atividades diversificadas e significativas, procurando desenvolver integralmente os grupos de crianças que constituíram as experiencias pedagógicas. A intervenção educativa, torna-se desta forma, um período fundamental no processo de formação, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, pois é nela que se experienciam, vivenciam, descobrem, desenvolvem e se refletem competências fundamentais, que nos preparam para um profissional de educação competente. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report aims to describe the professional practice exercised over the training period. For this it was necessary to articulate the theory and practice to materialize the report as well as the educational intervention. The present report is intended to give the idea of a training made of two different stages, being present different conceptions related to childcare and preschool. All the educational intervention was based on the observation and understanding of the institution and its functionality, in which the training was developed; and the interests, needs, motivations and skills of children which resulted in the act of planning, acting, evaluating and assessing. This process was developed by achieving professional requirements which are fundamental to a qualified professional in this area to apply in his / her teaching. The constant critical and reflexive attitude and action in order to achieve pedagogical goals / intentions, develop diverse and meaningful activities; looking to fully develop the groups of children who were involved in the pedagogical experiences. The educational intervention becomes thus a crucial period in the training process, either personally or professionally, because it is an essential means to experience, discover, develop and assess fundamental skills that prepare us to be a competent educational professional. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201460777 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8642 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Intencionalidade pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Educador reflexivo | pt_PT |
dc.subject | Nursery | pt_PT |
dc.subject | Preschool | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical intentionality | pt_PT |
dc.subject | Reflexive educator | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | PORTO | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |