Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Bruna Filipa da Rocha Rodrigues

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMoreira, Sónia Maria dos Santos Peres
dc.contributor.advisorFigueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de
dc.contributor.authorRodrigues, Bruna Filipa da Rocha
dc.date.accessioned2025-10-08T11:44:22Z
dc.date.available2025-10-08T11:44:22Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um documento de referência no percurso formativo da mestranda, que conduz à titularidade conjunta de habilitação profissional para a docência como educadora de infância e professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório de Estágio tem como propósito a descrição e a análise do percurso realizado pela mestranda, incidindo na relevância da articulação entre os saberes científicos, pedagógicos e didáticos e os referenciais teóricos e legais para a construção de uma práxis pedagógica comprometida com os fundamentos e os princípios inerentes a cada valência educativa. Por esse motivo, releva-se o processo em espiral de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de Investigação-Ação, o qual proporcionou a construção de um perfil crítico e reflexivo, orientado para uma prática educativa com intencionalidade pedagógica, inovadora, inclusiva e transformadora. Neste sentido, enaltece-se o contributo do Movimento da Escola Moderna, da Aprendizagem Cooperativa e da Aprendizagem por Projetos para a conceção da criança como centro do processo educativo, com um papel ativo na construção do conhecimento. Enfatiza-se, de igual modo, a relevância do trabalho cooperativo entre o par pedagógico, as crianças, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e a comunidade educativa, promotor de um olhar crítico e reflexivo sobre a ação educativa. Para terminar, reconhece-se que este percurso formativo contribuiu pessoal e profissionalmente para a construção da identidade profissional docentepor
dc.description.abstractThis Internship Report is part of the Supervised Educational Practice Course, included in the 2nd year of the Master's Degree in Preschool Education and Primary School Teaching, and constitutes a reference document in the master's student's training path, leading to joint professional qualification for teaching as a kindergarten teacher and primary school teacher. The purpose of the Internship Report is to describe and analyze the path taken by the master's student, focusing on the relevance of the articulation between scientific, pedagogical, and didactic knowledge and the theoretical and legal references for the construction of a pedagogical praxis committed to the fundamentals and principles inherent to each educational field. For this reason, the spiral process of observation, planning, action, and reflection of the Action Research methodology is highlighted, which enabled the construction of a critical and reflective profile, oriented towards educational practice with pedagogical, innovative, inclusive, and transformative intentionality. In this regard, we highlight the contribution of the Modern School Movement, Cooperative Learning, and Project Based Learning to the concept of the child as the center of the educational process, with an active role in the construction of knowledge. Similarly, emphasis is placed on the importance of cooperative work between teaching pairs, children, cooperative advisors, institutional supervisors, and the educational community, promoting a critical and reflective view of educational activities. Finally, it is recognized that this training course contributed personally and professionally to the construction of professional teaching identity. Keywords:eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30585
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAprendizagem por projetos
dc.subjectAprendizagem cooperativa
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básico
dc.subjectEducação Pré-escolar
dc.subjectProject based learning
dc.subjectCooperative learning
dc.subjectPrimary school teaching
dc.subjectPreschool education
dc.titleRelatório de Estágio de Bruna Filipa da Rocha Rodriguespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Bruna Rodrigues_2025.pdf
Size:
2.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: