Repository logo
 
Publication

Vibrato: implementação de estratégias e aplicação de exercícios para a aprendizagem e aperfeiçoamento da técnica do vibrato no violino

dc.contributor.advisorEufrázio, Marta Garcia Tunes
dc.contributor.advisorMelo, Emanuel André de Carvalho
dc.contributor.authorPereira, Diana Madalena Baptista Rodrigues
dc.date.accessioned2017-07-26T11:54:52Z
dc.date.available2017-07-26T11:54:52Z
dc.date.issued2017-07-13
dc.description.abstractEste trabalho comporta o relatório da Prática Educativa Supervisionada e o Projeto de Intervenção desenvolvidos no Conservatório de Música do Porto, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. No relatório de estágio, apresenta-se primeiramente a contextualização histórica da instituição onde este se realizou, bem como a sua organização ao nível estrutural. São apresentadas as leis e os normativos em que esta se baseia e, num contexto mais particular, são também apresentadas as matrizes e conteúdos programáticos da disciplina de violino, bem como os critérios de avaliação da disciplina. É aqui também descrita a globalidade da comunidade educativa. Numa fase seguinte, estão explanadas as aulas observadas, lecionadas e supervisionadas inerentes à prática educativa supervisionada. O Projeto de Intervenção teve como propósito a implementação de exercícios com vista à aprendizagem e/ou aperfeiçoamento da técnica do vibrato; assim, neste trabalho expõe-se toda a organização relativa à realização de um workshop visando esta temática, bem como a análise consequente dos resultados.pt_PT
dc.description.abstractThe present document includes the Internship Report and the Intervention Project held in the Conservatório de Música do Porto, as part of the Master in Music Education. Firstly, the historical contextualization of the institution where it was carried out is presented, as well as its organization at the structural level. The laws and regulations on which it is based are also referred to and, in a more particular context, the matrices and programmatic contents of the violin subject are presented, as well as the evaluation criteria. Here in, we also find a description of the globality of the educational community. In a following chapter, the observed, taught and supervised classes inherent to the supervised educational practice are explained. The purpose of the Intervention Project was to implement exercises to learn and/or improve the vibrato technique; thus, the organization of a workshop aiming this goal is explained in detail, as well as the consequent analysis of the results.pt_PT
dc.identifier.tid201719894pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10137
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectViolinopt_PT
dc.subjectTécnica do vibratopt_PT
dc.subjectAperfeiçoamento técnicopt_PT
dc.subjectSupervised educational practice
dc.subjectTeaching music
dc.subjectViolin
dc.subjectVibrato technique
dc.subjectTechnical improvement
dc.titleVibrato: implementação de estratégias e aplicação de exercícios para a aprendizagem e aperfeiçoamento da técnica do vibrato no violinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento - Violinopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_DianaPereira_2017.pdf
Size:
2.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: