Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-13"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Martine descobre a música: ensaio sobre a música do ensinoPublication . Correia, Pedro Filipe de Oliveira; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Caldeira, Artur Carlos Azevedo de Saraiva; Peres, PauloO presente trabalho descreve a experiência do estágio realizado no contexto do Mestrado em Ensino da Música, bem como as reflexões daí decorrentes. Apresenta igualmente o projeto de investigação desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de investigação em Ensino de Música. O primeiro e segundo capítulos apresentam toda a informação relativa à realização do estágio, nomeadamente a apresentação da instituição de ensino em que foi realizado, a caracterização de todos os intervenientes – professores supervisor e cooperante e alunos -, a descrição do trabalho prático desenvolvido em sala de aula e posterior trabalho reflexivo. O terceiro capítulo apresenta uma problematização do estilo musical do reportório tradicional e predominantemente trabalhado no Ensino Especializado de Música, através do confronto entre as implicações sociológicas desse reportório e o sistema de princípios e valores do sistema educativo nacional. O estudo realizado utilizou como principal técnica de recolha e produção de dados a pesquisa documental, como monografias, artigos nacionais e internacionais e dados empíricos constantes em estudos realizados anteriormente e numa grande variedade de documentação oficial respeitante ao ensino artístico especializado (e.g., legislação, pareceres, relatórios, programas, e, ainda, em documentação privada (materiais pedagógicos de ensino do instrumento na escola onde trabalho e onde realizei o estágio). Foi adotada uma postura reflexiva e crítica sobre os mesmos e realizados pareceres indutivos com base na minha avaliação pessoal através da observação estruturada, centrada no contexto escolar.
- Vibrato: implementação de estratégias e aplicação de exercícios para a aprendizagem e aperfeiçoamento da técnica do vibrato no violinoPublication . Pereira, Diana Madalena Baptista Rodrigues; Eufrázio, Marta Garcia Tunes; Melo, Emanuel André de CarvalhoEste trabalho comporta o relatório da Prática Educativa Supervisionada e o Projeto de Intervenção desenvolvidos no Conservatório de Música do Porto, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. No relatório de estágio, apresenta-se primeiramente a contextualização histórica da instituição onde este se realizou, bem como a sua organização ao nível estrutural. São apresentadas as leis e os normativos em que esta se baseia e, num contexto mais particular, são também apresentadas as matrizes e conteúdos programáticos da disciplina de violino, bem como os critérios de avaliação da disciplina. É aqui também descrita a globalidade da comunidade educativa. Numa fase seguinte, estão explanadas as aulas observadas, lecionadas e supervisionadas inerentes à prática educativa supervisionada. O Projeto de Intervenção teve como propósito a implementação de exercícios com vista à aprendizagem e/ou aperfeiçoamento da técnica do vibrato; assim, neste trabalho expõe-se toda a organização relativa à realização de um workshop visando esta temática, bem como a análise consequente dos resultados.