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Autoavaliação da alfabetização informática no domínio do processador de texto: um estudo de caso de uma instituição de ensino superior brasileira

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luciana Gomes de
dc.contributor.authorBianchi, Ana Cláudia Cauduro
dc.date.accessioned2019-03-16T12:42:31Z
dc.date.available2019-03-16T12:42:31Z
dc.date.issued2018-11-27
dc.description.abstractAs Instituições de Ensino devem adequar-se às mudanças tecnológicas, principalmente as de Ensino Superior (IES) formadoras de profissionais que brevemente integrarão o mercado de trabalho. Considerando o perfil dos nativos digitais, assume-se que estes possuem, à partida, o domínio das competências relacionadas à literacia informática, necessário para realizar as mais diversas atividades de natureza académica e profissional, atendendo à sua imersão tecnológica natural. No entanto, apesar de tecnologicamente imersos e considerados, de forma geral, como digitalmente proficientes, acreditamos que os nativos digitais possuem deficiências ao nível da alfabetização informática, nomeadamente a direcionada ao uso de processadores de texto, que é necessária para a produção, em formato digital, de trabalhos académicos e profissionais, como dissertações, teses, relatórios, pareceres e outros. Diante disso, foi realizado um estudo de caso em uma IES pública, com o objetivo de identificar se seus estudantes de graduação, na sua maioria nativos digitais, possuem as aptidões básicas necessárias para utilizar, de modo eficiente, o processador de texto. Para o desenvolvimento desta investigação, foi realizada uma pesquisa documental aos Projetos Pedagógicos de Cursos, dos cursos de graduação do IFMT-Campus Cuiabá e um inquérito por questionário direcionado à autoavaliação de competências dos estudantes. A consulta documental possibilitou identificar os cursos que possuem conteúdos direcionados ao uso do processador de texto e a autoavaliação de competências permitiu colher dados sobre as competências dos estudantes, relacionadas à utilização de processadores de texto, se essas habilidades foram aprendidas formalmente e qual a importância desse conhecimento para os estudantes. Por meio de uma metodologia de investigação mista, foi possível concluir que a autoavaliação realizada pelos estudantes aponta para a insuficiência, relativamente a 65 operações essenciais do processador de texto; que em dez dos cursos investigados, há seis cursos que apresentam no plano curricular assuntos relacionados ao processador de texto; e que os estudantes consideram muito relevante a aquisição das competências que, na sua maioria, indicam não possuir.pt_PT
dc.description.abstractEducational providers must adapt to the technological changes, especially those of Higher Education (HEI) that train professionals who will soon integrate the labor market. Considering the profile of the digital natives, it is assumed that they have the domain of competences related to computer literacy, necessary to carry out the most diverse activities of academic and professional nature, taking into account their natural technological immersion. However, despite being technologically immersed and generally considered to be digitally proficient, we believe that digital natives have deficiencies in computer literacy, namely the one directed to the use of processors directed to the use of word processors which is necessary for the production, in digital format, of academic and professional works, such as dissertations, theses, reports, opinions and others. A case study was carried out at a public HEI, in order to identify if its undergraduate students, mostly digital natives, have the basic skills necessary to efficiently use the word processor. For the development of this research, a documentary research was carried out on the Pedagogical Projects of Courses, the graduation courses of the IFMT-Campus Cuiabá and a questionnaire aimed at self-assessment of students' competence. The documentary query made it possible to identify the courses that have content directed to the use of the word processor and the self-assessment of skills has allowed to collect data on the skills of the students, related to the use of word processors, if these skills were learned formally and how important this knowledge is to students. By means of a mixed research methodology, it was possible to conclude that the self-assessment carried out by the students points to the insufficiency, relative to 65 core operations of the word processor; that in ten of the courses investigated, there are six courses that present in the curricular plan subjects related to the word processor; and that the students consider the acquisition of the competences that, for the most part, they indicate they do not have very important.pt_PT
dc.identifier.tid202193012pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13011
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProcessador de textopt_PT
dc.subjectAlfabetização informáticapt_PT
dc.subjectCompetências pessoais e técnicaspt_PT
dc.subjectInstituição de ensino superiorpt_PT
dc.subjectWord processorpt_PT
dc.subjectHigher education institutionpt_PT
dc.subjectComputer literacypt_PT
dc.subjectPersonal and technical skillspt_PT
dc.titleAutoavaliação da alfabetização informática no domínio do processador de texto: um estudo de caso de uma instituição de ensino superior brasileirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

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