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Modelos para a Partilha do Conhecimento Tácito na Gestão de Projetos
datacite.subject.sdg | Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Correia, Aldina Isabel de Azevedo | |
dc.contributor.advisor | Alves, Wellington | |
dc.contributor.author | Matos, Sara Isabel Veiga da | |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T10:42:10Z | |
dc.date.available | 2025-05-05T10:42:10Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.description.abstract | A gestão do conhecimento é considerada fundamental para o sucesso organizacional, especialmente na área de gestão de projetos, onde o conhecimento tácito, caracterizado pela sua subjetividade, é difícil de transmitir, mas crucial para a melhoria contínua dos processos organizacionais e, por conseguinte, para a eficácia da gestão de projetos. Em ambientes de trabalho remoto, que têm vindo a ganhar destaque e trouxeram novos desafios e oportunidades para as organizações, partilhar esse conhecimento torna-se ainda mais desafiador e necessário, especialmente em equipas de projeto. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é analisar o papel do conhecimento tácito na gestão de projetos, explorando as suas dinâmicas de aquisição, partilha e impacto nos processos organizacionais em ambientes remotos Para isso, foram desenvolvidos dois estudos, que compõem esta dissertação. O primeiro estudo propõe um modelo conceptual para explorar a partilha e aquisição do conhecimento tácito em ambientes de projeto, dando ênfase à interação social e considerando o pensamento crítico como um mediador para que este conhecimento seja conscientemente reconhecido e partilhado. Já o segundo estudo foca-se no desenvolvimento de um modelo de equações estruturais, baseado no modelo conceptual desenvolvido anteriormente e que teve o objetivo de validar as hipóteses formuladas nesse mesmo modelo. Os resultados deste segundo estudo demonstram que a capacidade das equipas de captar e partilhar este tipo de conhecimento influencia efetivamente os processos organizacionais e, por conseguinte, permite que estas melhorem não só a sua performance, como também integrem práticas de melhoria contínua, aumentando assim a sua competitividade e capacidade de inovação. O modelo conceptual sugere que a consciência e a partilha do conhecimento tácito ocorrem através da interação social e do pensamento crítico, enquanto o modelo de equações estruturais analisa a influência deste conhecimento nas práticas de gestão de projetos, validando as hipóteses de que o conhecimento tácito é um elemento-chave para a eficiência organizacional. Estes dois estudos contribuem tanto teoricamente quanto na prática ao oferecerem um enquadramento para o estudo e a implementação de práticas de gestão do conhecimento tácito em equipas de projeto. Ao fornecerem um caminho claro para a compreensão de como o conhecimento tácito pode ser gerido e partilhado, esses estudos permitem que as organizações adaptem e aprimorem as suas abordagens na gestão de projetos, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador. | por |
dc.identifier.tid | 203883586 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30006 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Gestão de projetos | |
dc.subject | Gestão do conhecimento | |
dc.subject | Modelos de trabalho | |
dc.subject | Partilha do conhecimento tácito | |
dc.title | Modelos para a Partilha do Conhecimento Tácito na Gestão de Projetos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Projetos |