Repository logo
 
Publication

Modelos para a Partilha do Conhecimento Tácito na Gestão de Projetos

datacite.subject.sdgCiências Sociais
dc.contributor.advisorCorreia, Aldina Isabel de Azevedo
dc.contributor.advisorAlves, Wellington
dc.contributor.authorMatos, Sara Isabel Veiga da
dc.date.accessioned2025-05-05T10:42:10Z
dc.date.available2025-05-05T10:42:10Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractA gestão do conhecimento é considerada fundamental para o sucesso organizacional, especialmente na área de gestão de projetos, onde o conhecimento tácito, caracterizado pela sua subjetividade, é difícil de transmitir, mas crucial para a melhoria contínua dos processos organizacionais e, por conseguinte, para a eficácia da gestão de projetos. Em ambientes de trabalho remoto, que têm vindo a ganhar destaque e trouxeram novos desafios e oportunidades para as organizações, partilhar esse conhecimento torna-se ainda mais desafiador e necessário, especialmente em equipas de projeto. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho é analisar o papel do conhecimento tácito na gestão de projetos, explorando as suas dinâmicas de aquisição, partilha e impacto nos processos organizacionais em ambientes remotos Para isso, foram desenvolvidos dois estudos, que compõem esta dissertação. O primeiro estudo propõe um modelo conceptual para explorar a partilha e aquisição do conhecimento tácito em ambientes de projeto, dando ênfase à interação social e considerando o pensamento crítico como um mediador para que este conhecimento seja conscientemente reconhecido e partilhado. Já o segundo estudo foca-se no desenvolvimento de um modelo de equações estruturais, baseado no modelo conceptual desenvolvido anteriormente e que teve o objetivo de validar as hipóteses formuladas nesse mesmo modelo. Os resultados deste segundo estudo demonstram que a capacidade das equipas de captar e partilhar este tipo de conhecimento influencia efetivamente os processos organizacionais e, por conseguinte, permite que estas melhorem não só a sua performance, como também integrem práticas de melhoria contínua, aumentando assim a sua competitividade e capacidade de inovação. O modelo conceptual sugere que a consciência e a partilha do conhecimento tácito ocorrem através da interação social e do pensamento crítico, enquanto o modelo de equações estruturais analisa a influência deste conhecimento nas práticas de gestão de projetos, validando as hipóteses de que o conhecimento tácito é um elemento-chave para a eficiência organizacional. Estes dois estudos contribuem tanto teoricamente quanto na prática ao oferecerem um enquadramento para o estudo e a implementação de práticas de gestão do conhecimento tácito em equipas de projeto. Ao fornecerem um caminho claro para a compreensão de como o conhecimento tácito pode ser gerido e partilhado, esses estudos permitem que as organizações adaptem e aprimorem as suas abordagens na gestão de projetos, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador.por
dc.identifier.tid203883586
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30006
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectGestão de projetos
dc.subjectGestão do conhecimento
dc.subjectModelos de trabalho
dc.subjectPartilha do conhecimento tácito
dc.titleModelos para a Partilha do Conhecimento Tácito na Gestão de Projetospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Projetos

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_SaraMatos_MGP_2024.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: