Repository logo
 
Publication

O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedade

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Isabel Maria de Ardions Braz de
dc.contributor.authorRibeiro, Lucélia Alves dos Santos
dc.date.accessioned2019-03-20T15:26:23Z
dc.date.available2019-03-20T15:26:23Z
dc.date.issued2018-10-29
dc.descriptionEsta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júript_PT
dc.description.abstractO ensino da língua portuguesa é um dos principais pilares para a integração local do imigrante que chega ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Com o objetivo de auxiliá-los no processo de inserção social, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista, desenvolveu o projeto “Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para estrangeiros”. Nesse sentido, a finalidade dessa pesquisa é buscar analisar, na percepção dos beneficiários, o impacto desse projeto em suas vidas, principalmente em relação a integração social. Para esta pesquisa, optamos pelo estudo de caso que permite explorar com maior riqueza de detalhes o contexto, extraindo ao máximo informações dos beneficiários do curso. Propõe-se um desenho qualitativo e como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa demonstraram que os alunos estrangeiros consideram que a participação no curso favoreceu a inclusão social, pois melhoraram a capacidade de comunicar e interagir com os brasileiros. Este trabalho tem o potencial de contribuir com a teoria de forma a subsidiar pesquisa científica sobre a responsabilidade social das instituições em inserir imigrantes na sociedade e fornecer subsídios para a continuidade e melhoria das ações de políticas públicas no IFMT.pt_PT
dc.description.abstractThe teaching of the Portuguese language is one of the main pillars for the local integration of the immigrants who arrive in Brazil in search of better living conditions. In order to assist them in the process of social integration, the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista, developed the project "Portuguese Language Course and Brazilian Culture for Foreigners". In this sense, the objective of this research is to analyze in the beneficiaries' perception the impact of this project on their lives, especially in relation to social integration. For this research, we chose the case study that allow us to explore in greater detail the context, and get the maximum information from the beneficiaries of the course. It is proposed a qualitative design with semistructured interviews, as data collection instrument. The research results showed that foreign students consider that participation in the course favored social inclusion, as they improved the ability to communicate and interact with Brazilians. This work has the potential to contribute to the theory in order to subsidize scientific research on the social responsibility of institutions to insert immigrants in society and to provide subsidies for the continuity and improvement of public policy actions in the IFMT.pt_PT
dc.identifier.tid202192857pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13078
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectImigraçãopt_PT
dc.subjectHaitianospt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.subjectResponsabilidade socialpt_PT
dc.subjectImmigrationpt_PT
dc.subjectSocial responsibilitypt_PT
dc.subjectHaitianspt_PT
dc.subjectSocial inclusionpt_PT
dc.titleO papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Lucélia_Santos_MAA_2018.pdf
Size:
1.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: