Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-29"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Rentabilidade bancária e os seus determinantes: análise dos maiores bancos brasileiros no período de 2007 a 2017Publication . Batista, Welber de Carvalho; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daO objetivo deste estudo é analisar os determinantes da rentabilidade do setor bancário brasileiro, medida por três indicadores: ROA (return on assets), ROE (return on equity) e NIM (net interest margin). Tem como variáveis explicativas selecionados a partir da revisão de literatura, fatores específicos dos bancos e fatores externos, incluindo as variáveis macroeconómicas. A amostra é constituída por dados semestrais de um painel dos dez maiores bancos do Brasil em activos totais, para o período compreendido entre o primeiro semestre de 2007 e o segundo semestre de 2017. A metodologia, usada para testar as cinco hipóteses formuladas, consistiu no desenvolvimento de um modelo econométrico de regressão múltipla e na sua estimação com recurso ao método do painel mínimos quadrados ordinários (Panel Least Squares - PLS) para efeitos fixos. Os resultados em geral indicam que a rentabilidade das instituições bancárias brasileiras depende da evolução das suas variáveis específicas sendo entretanto em grande medida influenciada pelos determinantes macroeconómicos cuja significância estatística é recorrente. A preponderância dos fatores para explicar as proxies da rentabilidade (ROA, ROE e NIM) não foram uniforme. Os fatores que melhor explicam o ROA são a qualidade dos activos e a variável exógena do crescimento do produto interno bruto - PIB, enquanto que para o rácio ROE acrescem duas variáveis internas: alavancagem financeira e eficiência. Quando a medida da rentabilidade utilizada é o NIM, as regressões evidenciam um nível explicativo global superior e as variáveis específicas, alavancagem financeira, qualidade do activo, liquidez, custo do financiamento e estrutura do activo, evidenciam influência significativa na rentabilidade. Além disso, o índice de concentração bancária (ICB) foi estatisticamente significativo, observando-se também uma relação significativa entre os determinantes do NIM e o crescimento do PIB e em menor grau com a taxa de juro e inflação.
- O papel do curso de língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros do Instituto Federal de Mato Grosso na inserção dos Haitianos na sociedadePublication . Ribeiro, Lucélia Alves dos Santos; Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deO ensino da língua portuguesa é um dos principais pilares para a integração local do imigrante que chega ao Brasil em busca de melhores condições de vida. Com o objetivo de auxiliá-los no processo de inserção social, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista, desenvolveu o projeto “Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para estrangeiros”. Nesse sentido, a finalidade dessa pesquisa é buscar analisar, na percepção dos beneficiários, o impacto desse projeto em suas vidas, principalmente em relação a integração social. Para esta pesquisa, optamos pelo estudo de caso que permite explorar com maior riqueza de detalhes o contexto, extraindo ao máximo informações dos beneficiários do curso. Propõe-se um desenho qualitativo e como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa demonstraram que os alunos estrangeiros consideram que a participação no curso favoreceu a inclusão social, pois melhoraram a capacidade de comunicar e interagir com os brasileiros. Este trabalho tem o potencial de contribuir com a teoria de forma a subsidiar pesquisa científica sobre a responsabilidade social das instituições em inserir imigrantes na sociedade e fornecer subsídios para a continuidade e melhoria das ações de políticas públicas no IFMT.
- Sustainability balanced scorecard para uma empresa brasileira agropecuáriaPublication . Araújo, Lindiana Mendes de; Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daDada a tamanha representatividade do setor agropecuário na produção de riqueza no Brasil e a sua forte relação com questões que afetam a sustentabilidade, este estudo apresenta a importância de gerir a sutentabilidade corporativa no setor a partir da integração de questões sociais e ambientais no tradicional Balanced Scorecard (BSC), ou seja, por meio de um Sustainability Balanced Scorecard (SBSC). A sustentabilidade tem sido bastante discutida em vários estudos sobre a relação entre Homem e meio ambiente, com a finalidade de encontrar alternativas que viabilizem o desenvolvimento sustentável da humanidade, pois representa a satisfação das necessidades presentes de maneira que não comprometa a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras. O SBSC é uma extensão do tradicional BSC, a sua importância está na capacidade de demonstrar as causalidades e efeitos que podem existir entre as áreas econômica, social e ambiental. O estudo tem como objetivo principal construir e propor um SBSC para uma das maiores empresas brasileiras em quantidade de terras agricultáveis e com foco na aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais com aptidão agropecuária. Dessa forma, procuramos averiguar de que forma podemos realizar o alinhamento estratégico da sustentabilidade aos negócios corporativos; qual a relevância estratégica dos aspectos socias e ambientais da empresa; como construir um SBSC considerando a personalidade organizacional; e porque implementar um SBSC procurando os benefícios que a sua implementação pode proporcionar. O estudo foi realizado por meio de levantamento bibliográfico, recorrendo a uma abordagem qualitativa. É um estudo de caso no qual foram realizadas entrevistas e análise documental, nomeadamente em relatórios de sustentabilidade. Concluímos que a sustentabilidade pode ser alinhada à gestão estratégica de uma empresa por meio de um SBSC, que a sua implementação proporciona benefícios e que a personalidade de cada organização tem grande influência na criação do seu SBSC.
- A gestão e o uso de recursos público do governo federal no Brasil na área da educaçãoPublication . Roriz, Romário; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeA educação e a sua gestão e também sua democratização implicam em uma participação da sociedade. Há mecanismos que dão ao cidadão meios para participar e fiscalizar o adequado uso dos recursos públicos. As leis e os regulamentos dão essa garantia aos cidadãos e a sua fiscalização é necessária para que seu uso seja feito de forma eficaz. Há programas voltados para educação e os seus cumprimentos são regulados em lei. O cidadão tem em mãos mecanismos que ajudam e garantem os seus direitos e a garantia de que seus recursos serão aplicados de forma eficiente. Há de se destacar o papel do controle administrativo dos atos dos gestores públicos que tem grande importância, pois se trata de um mecanismo importante para ajudar o cidadão a controlar o uso correto dos recursos públicos. A necessidade de melhor programação e fiscalização dos recursos públicos é de grande importância e a educação está entre as maiores necessitadas desses serviços já que é uma das areas de maior necessidade de toda a sociedade brasileira.
