Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.authorCastiajo, Ana Catarina Silva
dc.date.accessioned2018-08-22T11:51:57Z
dc.date.available2018-08-22T11:51:57Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de estágio espelha o processo de desenvolvimento e aprendizagem profissional no decorrer da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de estágio de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo da prática educativa mobilizaram-se saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação, que sustentaram uma prática contextualizada e significativa. O desenvolvimento de saberes profissionais foi construído através da adoção da metodologia de investigaçãoação, apoiado nos processos cíclicos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Com esta metodologia, os momentos de observação e reflexão, individual ou com outros sujeitos do processo de formação, possibilitaram o desenvolvimento de uma prática intencional, articulada e significativa. Neste âmbito, defendeu-se uma práxis de participação, posicionando a criança no centro do processo de ensino e de aprendizagem como construtora do seu conhecimento. Assim, foram considerados os seus interesses, necessidades e conhecimentos prévios, para potenciar uma aprendizagem significativa e ativa, valorizando-se o socio construtivismo para o desenvolvimento holístico da criança. Conclusivamente, todo o ciclo de estudos e as vivências da prática educativa proporcionaram a construção de um perfil profissional duplo, através do desenvolvimento de competências profissionais e pessoais.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report reflects the process of professional development and learning in the Course of Supervised Educational Practice, developed in the contexts of pre-school education stage and the 1st cycle of Basic Education. Throughout the educational practice, scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledges have been mobilized, supporting a meaningful practice. The development of professional knowledge was built by adopting the action-research methodology, sustained by the cyclical processes of observation, planning, action, reflection and evaluation. With this methodology, the observation and reflection moments, individually or with other subjects of the training process, enabled the development of a purposeful, articulated and significant practice. In this context, a praxis of participation was defended, positioning the child at the center of the teaching and learning process as a constructor of his knowledge. Therefore, his/her interests, needs and previous knowledge have been considered, in order to promote a meaningful and active learning, valuing socio-constructivism for the holistic development of the child. In fact, the whole cycle of studies and the experiences of the educational practice provided the construction of a double professional profile, through the development of professional and personal competences.pt_PT
dc.identifier.tid201974045
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11836
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectParadigma socio construtivistapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectEducational Practicept_PT
dc.subjectSocio-constructive paradigmpt_PT
dc.subjectInvestigation-action methodologypt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaCastiajo_2018.pdf
Size:
2.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: