Repository logo
 
Publication

Tarefas de Estímulo de Consciência Fonológica no Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sofia Maria Cruz de Melo
dc.contributor.advisorMorgado, Celda Maria Gonçalves
dc.contributor.authorSantos, Maria dos Anjos Ferreira dos
dc.date.accessioned2021-07-22T13:51:31Z
dc.date.available2021-07-22T13:51:31Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractEste estudo foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo averiguar se os alunos identificam as vogais do inglês /i:/ e /I/; /ε/ e /æ/; /u:/ e /ʊ/ e se distinguem as que não fazem parte do inventário fonológico do português; verificar se há transferência de características dos sons vocálicos da língua materna durante a operacionalização dos sons em inglês e se a transferência tende a diminuir com a realização de tarefas envolvendo a perceção e produção dos sons vocálicos em questão. O estudo empírico integrou a Prática de Ensino Supervisionada num estudo qualitativo de investigação-ação, com recurso à análise dos instrumentos de recolha de dados elaborados. Esses instrumentos incluíram tarefas de discriminação auditiva, de atividades de compreensão oral e escrita e de produção oral e escrita. Os resultados obtidos permitem afirmar que, para produzir as vogais /I/, /æ/e /ʊ/, os alunos precisam de as perceber, para que, posteriormente, as possam manipular corretamente. Também é possível afirmar que o ensino do sistema de sons em sala de aula, pelo professor, através de atividades de caráter mais lúdico - história, trava-línguas, músicas e jogos - é relevante para o desenvolvimento da consciência dos fonemas em língua estrangeira. Este trabalho de treino deve ser sistemático e consistente, implicando bastante tempo e conhecimentos linguísticos nas áreas da fonética e fonologia por parte do professor.pt_PT
dc.description.abstractThis study has been developed for the Final Internship Report of the Master’s Degree in Primary English Teaching and its aims are to find out if the students identify the following vowels from the English language: /i:/ e /I/; /ε/ e /æ/; /u:/ e /ʊ/ and if they can distinguish which ones are not part of the phonological inventory of the Portuguese language; to verify if there is a transfer of the native language vowel sounds in the production of the sounds and also if that transfer decreases with tasks involving perception and production of those sounds. The empirical study integrated the Supervised Teaching Practice in a qualitative intervention-action study, using the analysis of data collection tools which included auditory discrimination tasks, oral and writing comprehension activities, and oral and writing production activities. The results achieved allow us to affirm that, in order to produce the vowel sounds /i:/ and /I/; /ε/ and /æ/; /u:/ and /ʊ/, students need to perceive them so that later they can correctly use them. It is also possible to state the relevance of teaching the sound system in the classroom, by the teacher, using playful activities, including stories, tongue twisters, songs and games to develop the students’ awareness of the phonemes in a foreign language. This work must be systematic, and it involves a lot of time and linguistic knowledge in the area of phonetics and phonology by the teacher.pt_PT
dc.identifier.tid202775330
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18153
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectDesenvolvimento da Consciência Fonológicapt_PT
dc.subjectTarefas de perceção e produção articulatóriapt_PT
dc.subjectEnsino de Inglêspt_PT
dc.subjectDevelopment of phonological awarenesspt_PT
dc.subjectPerception and production taskspt_PT
dc.subjectEnglish as foreign languagept_PT
dc.titleTarefas de Estímulo de Consciência Fonológica no Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MariaDosAnjos_Santos_2021.pdf
Size:
1002.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format