Repository logo
 
Publication

Audição musical na sala de aula: práticas passadas e presentes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBoal-Palheiros, Graça
dc.contributor.authorBorges, Cátia Sofia Lopes de Freitas
dc.date.accessioned2019-09-16T14:04:41Z
dc.date.available2019-09-16T14:04:41Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capítulo é constituído por uma breve caraterização das instituições da Prática de Ensino Supervisionada, bem como dos contextos em que se inserem e a descrição das turmas envolvidas neste processo. No segundo capítulo expõe-se uma reflexão fundamentada sobre a prática educativa desenvolvida, tendo por base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. Paralelamente, aqui também é feita uma abordagem a autores de referência no âmbito da didática e da pedagogia. Por último, o terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação desenvolvido ao longo do presente ano letivo, tendo como tema “A audição musical na sala de aula: práticas passadas e presentes”. O referido projeto tem como objetivo compreender de que forma é trabalhada a audição nas aulas de Educação Musical e, ao mesmo tempo, investigar quais as estratégias de ensino mais adequadas para o seu desenvolvimento. A abordagem metodológica inclui um questionário e um estudo quase-experimental. Os questionários foram aplicados a professores de Educação Musical do 2º ciclo do Ensino Básico, do distrito do Porto, pretendendo-se comparar a realidade atual com a estudada por Graça Boal-Palheiros (1994). O estudo quase-experimental consistiu na aplicação de diferentes estratégias de ensino da audição musical, a alunos do 5º ano da Escola Básica de Matosinhos. Assim, foram investigados os efeitos destas estratégias na aprendizagem e compreensão musical dos alunos. Os resultados dos questionários demonstram uma continuidade da importância atribuída pelos professores à audição, sendo considerada uma ferramenta essencial para o desenvolvimento musical das crianças. A frequência de realização de audições nas aulas revelou-se mais elevada neste estudo, face aos resultados obtidos no estudo realizado há cerca de 23 anos. As considerações finais permitem refletir sobre aspetos fundamentais da prática de ensino supervisionada e que estão subjacentes à prática profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of curricular unit of Supervised Teaching Practice in Mestrado em Ensino de Educação Musical do Ensino Básico. The first chapter consists of a brief characterization of the Supervised Teaching Practice’s institutions, as well as the contexts they are inserted in, and the description of the classes involved in this process. The second chapter describes an informed reflection about the educational practice developed, based on experience acquired during the observed and taught classes. Simultaneously an approach has also been made towards reference authors within the scope of Teaching and Pedagogy. Finally, the third chapter present a research project developed during the current academic year, with the title “Musical listening in the classroom: past and present practices”. The aim of this project is to understand how listening is performed in Music Education’s classes and to research the most adequate teaching strategies for its development. The methodological approach includes a survey and a quasi-experimental study. The surveys were applied to teachers of Music Education of the 2nd cycle of basic school, in the district of Porto, aiming to compare the current reality with the one that was studied by Graça Boal-Palheiros in 1994. The quasi-experimental study consisted on the application of different strategies of teaching music listening, to 5th grade students of basic school in Matosinhos. Thus, the effects of these strategies on student’s musical learning and understanding were investigated. The results of the surveys demonstrate a continuity of the importance attached by teachers to the listening, being considered an essential tool for the children’s musical development. The frequency of listening activities in classes was higher in this study, compared to the results obtained in the study about 23 years ago. The final considerations allow to reflect on fundamental aspects of the practice of supervised teaching and underlie the professional practice.pt_PT
dc.identifier.tid202570274
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14619
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectAudição musicalpt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practicept_PT
dc.subjectMusic Educationpt_PT
dc.subjectEducational Strategiespt_PT
dc.subjectMusic Listeningpt_PT
dc.titleAudição musical na sala de aula: práticas passadas e presentespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Cátia Borges_2017.pdf
Size:
2.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: