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O papel do corne inglês nas óperas de Verdi e de Wagner

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A presente dissertação tem como objetivo a compreensão do papel do corne inglês nas óperas de Verdi e de Wagner, bem como a sua relação com o texto, o enredo e o ambiente extramusical que evoca, através da análise hermenêutica de seis solos para este instrumento, selecionados de três óperas de cada compositor. Esta análise foi complementada com a contextualização da evolução organológica e do papel em orquestra do corne inglês, e também com as biografias de ambos os compositores, elaborando, deste modo, um guia de interpretação fundamentada destes solos direcionado à comunidade oboística. Foi concluído que o corne inglês assume um papel com algumas similaridades e, simultaneamente, características distintas, entre os solos analisados das óperas de ambos os compositores, verificando-se que, nas óperas de Verdi, o instrumento evoca predominantemente uma atmosfera de lamento, melancolia e mágoa, com uma associação às árias da soprano principal, e, nas óperas de Wagner, assume uma íntima relação com a ação e personagens em palco, não só com um caráter de lamento e evocação do passado, tal como na música de Verdi, mas também pastoral, não havendo uma sobreposição das partes vocais com a parte do corne inglês. Ambos os compositores escrevem a maioria destes solos parcial ou integralmente a capella.
This dissertation aims to understand the role of the english horn in the operas of Verdi and Wagner, as well as its relationship with the text, the plot and the extra-musical environment it evokes, through the hermeneutic analysis of six solos for this instrument, selected from three operas by each composer. This analysis was complemented with a contextualization of the organological evolution and the role development of the english horn in the orchestra, as well as the biographies of both composers, thus creating a guide to the interpretation of these solos, aimed at the oboist community. It was concluded that the english horn assumes a role with some similarities and, simultaneously, distinct characteristics between the solos analyzed from the operas of both composers, noting that, in Verdi's operas, the instrument predominantly evokes an atmosphere of mourning, melancholy and sorrow, with an association to the arias of the main soprano, and in Wagner's operas, it assumes an intimate relationship with the action and characters on stage, not only with a nature of lament and reminiscence of the past, like in Verdi’s music, but also pastoral, with no overlap between the vocal parts and the english horn part. Both composers write most of these solos partly or entirely a cappella.

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Corne inglês Ópera Verdi Wagner Análise hermenêutica English horn Opera Hermeneutical analysis

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