Repository logo
 
Publication

Impacto dos Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações do 3º Setor

datacite.subject.fosGestãopt_PT
datacite.subject.fosOrganizações do 3º setorpt_PT
dc.contributor.advisorMota, Luísa Maria Gaspar Morgado da
dc.contributor.authorOliveira, Vitor Hugo Santos
dc.date.accessioned2023-03-22T10:45:35Z
dc.date.embargo2025-01-31
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractA realização deste trabalho consiste, além de vários outros aspetos e contributos, em apresentar o conceito de Qualidade, de Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), bem como o seu propósito, algumas normas legais – em Portugal e a nível internacional – e, ainda, relacionar a Qualidade com o Terceiro Setor e de que forma a implementação de um SGQ pode afetar a performance das organizações. Nas organizações do terceiro setor (O3S) é preponderante encontrar o equilíbrio entre o que é necessário e o que é possível, já que é insuficiente conseguir um programa de alto impacto sem pensar num modelo financeiro de suporte, no entanto é também irrelevante apresentar resultados financeiros favoráveis, sem que o impacto da atividade se revele ambicioso (Bell et al., 2010). Assim, é importante encontrar modelos que permitam gerir as O3S com estas premissas em plano de fundo. Não sendo intuitivo, o direcionamento da estratégia para esta realidade, será mais prático e eficaz com a implementação de instrumentos já existentes. Com vista a contribuir para os estudos empíricos na área, a presente dissertação tem como objetivo demonstrar a perceção de impacto dos Sistemas de Gestão da Qualidade nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com respostas sociais para pessoas com deficiência intelectual, a atuar na área metropolitana do Porto, nomeadamente nos concelhos de Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo e Póvoa do Varzim. O estudo inclui o método quantitativo de investigação, através da aplicação de um questionário de avaliação de impacto assente do nível de concordância aplicado aos responsáveis/gestores das IPSS. Os resultados obtidos aferem que as IPSS com respostas sociais destinadas a pessoas com deficiência intelectual concordam em grande medida que a implementação dos SGQ aporta melhorias consideráveis no serviço focado no cliente, na organização dos processos de gestão interna, bem como na relação com os stakeholders.pt_PT
dc.description.abstractThe accomplishment of this work consists, besides several other aspects and contributions, in presenting the concept of Quality, of Quality Management System (QMS), as well as its purpose, some legal standards - in Portugal and internationally - and, also, to relate Quality with the Third Sector and how the implementation of a QMS can affect the performance of organizations. In the third sector organizations (O3S) is preponderant to find the balance between what is necessary and what is possible, since it is insufficient to achieve a high impact program without thinking about a financial support model, however it is also irrelevant to present favorable financial results, without the impact of the activity proves to be ambitious (Bell et al., 2010). Thus, it is important to find models that allow managing the O3S with these premises in the background. Not being intuitive, the steering of the strategy towards this reality will be more practical and effective with the implementation of already existing instruments. In order to contribute to empirical studies in this area, this dissertation aims to demonstrate the perception of the impact of Quality Management Systems (QMS) in Private Social Solidarity Institutions (PSSI) with social responses for people with intellectual disabilities, operating in the metropolitan area of Porto, namely in the municipalities of Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo and Póvoa do Varzim. The study includes the quantitative research method. Through the application of a concordance questionnaire applied to the heads/managers of the PSSI. The results obtained show that the PSSI with social responses for people with intellectual disabilities largely agree that the implementation of the QMS brings considerable improvements in customer-focused service, in the organization of internal management processes, as well as in the relationship with stakeholders.pt_PT
dc.identifier.tid203173112pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22554
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectTerceiro Setorpt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.titleImpacto dos Sistemas de Gestão da Qualidade nas Organizações do 3º Setorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizações do 3º setorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_VitorOliveira_MG3S_2022.pdf
Size:
3.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_VitorOliveira_MG3S_2022
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: