Repository logo
 
Publication

Uma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensino

dc.contributor.advisorVieira, Vítor Macedo Antunes
dc.contributor.advisorLidegran, Suzanna
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Luísa Maia de
dc.date.accessioned2018-11-13T15:35:56Z
dc.date.available2018-11-13T15:35:56Z
dc.date.issued2018-10-31
dc.description.abstractO presente trabalho contempla a apresentação do Relatório da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida no Conservatório de Música do Porto e o Projeto de Intervenção, desenvolvido na Escola de Música e Artes do Amial, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. No primeiro e segundo capítulos é feita uma descrição do contexto escolar do Conservatório de Música do Porto e da organização da Prática Educativa Supervisionada, onde constam as observações e planificações das aulas lecionadas. Como complemento ao Relatório da Prática Educativa Supervisionada, no terceiro capítulo é apresentado o Projeto de Intervenção que pretende analisar a utilização de uma perspetiva metodológica de ensino, com vista a dar contributos para a inovação do ensino e aprendizagem do violino, utilizando o jogo como recurso nas aulas de grupo deste instrumento. Para este projeto foi criada uma turma de violino na Escola de Música e Artes do Amial, com o objetivo de trabalhar a motivação e aprendizagem significativa. Foram avaliados os efeitos provocados nos alunos, contrapondo com as aulas individuais de instrumento.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report describes the supervised teaching practice held at the Conservatório de Música do Porto and an intervention project held at the Escola de Música e Artes do Amial, as part of the Master in Music Education degree at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo at Porto. In the first and second chapters a description of the educational context of the Conservatório de Música do Porto is made, as well as of the organization of the supervised teaching practice, specifically the observations and planning of the lessons taught. As a complement of the internship report, the third chapter describes the intervention project, in which the use of a methodological teaching perspective is analysed, with the aim of contributing to innovation on teaching and learning the violin, using games as an asset in group violin classes. A class was created at the Escola de Música e Artes do Amial for this purpose. The focus of the investigation was to work on concepts as motivation and meaningful learning theories, assessing the results on the students, and comparing them with the results of individual lessons.pt_PT
dc.identifier.tid202016390pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12174
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectViolinopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectAulas de grupopt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectViolinpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectMeaningful learning theorypt_PT
dc.subjectGroup lessonspt_PT
dc.subjectGame-based learningpt_PT
dc.titleUma perspetiva metodológica de aprendizagem - O jogo como ferramenta de ensinopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Violinopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana_Carvalho_MEM_2018.pdf
Size:
3.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: