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Abstract(s)
Introdução: A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é considerada uma
das principais causas de morbilidade e mortalidade em todo o mundo, atingindo
substancialmente o contexto económico e social. As ações de educação permitem
capacitar o doente na gestão e controlo da sua doença, no desenvolvimento do
empowerment e na aquisição de estratégias para melhorar os vários outcomes da
doença crónica. Têm sido propostas como medidas para limitar a crescente carga e
custos de saúde. Contudo, ainda se encontra incerta a sua eficácia nesta patologia.
Objetivo: Analisar as implicações das ações educativas de self-management sobre a
DPOC, nomeadamente ao nível da recorrência aos serviços de saúde, nas
exacerbações, na autoeficácia e na medicação. Métodos: Estudos controlados e
randomizados, escritos em inglês, que incluíram ações de educação de selfmanagement
foram pesquisados em bases de dados MEDLINE, CINAHL,
ScienceDirect. Outcomes analisados: número de exacerbações, recorrência aos
serviços de saúde, autoeficácia e conhecimento da DPOC, recurso a antibiótico e/ou
corticosteróides. Resultados: 12 artigos foram incluídos na revisão sistemática. O
período de intervenção variou entre 3 a 18 meses e o número de participantes
randomizados de 40 a 743. Foi observada uma diminuição da recorrência aos
serviços de saúde e no aumento da autoeficácia e conhecimento da DPOC. Não
foram observadas alterações na frequência de exacerbações nem no recurso a
antibióticos e/ou corticosteróides. Conclusão: A implementação de ações de
educação na DPOC mostrou trazer benefícios a nível da recorrência dos serviços de
saúde e na autoeficácia e conhecimento acerca da DPOC. Contudo, mais estudos
controlados e randomizados rigorosos são necessários.
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Keywords
Pulmonary disease Chronic obstructive Patient education Self-care
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Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.