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Análise da Evasão Escolar do Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná - utilizando técnicas de mineração de dados
datacite.subject.fos | Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de | |
dc.contributor.author | Bezerra, Jackson Henrique da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-07-29T08:24:52Z | |
dc.date.available | 2019-07-29T08:24:52Z | |
dc.date.issued | 2019-07-11 | |
dc.description | Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri) | pt_PT |
dc.description.abstract | Eficiência é chave para manter uma instituição de ensino pública competitiva, funcional e capaz de suprir as necessidades educacionais que a sociedade necessita. O gestor público educacional precisa utilizar mecanismos para gerar conhecimento acerca da instituição de ensino e assim traçar estratégias para lidar com os desafios encontrados no ambiente institucional. Entre eles a evasão escolar tem se mostrado uma problemática grave a ser combatida, pois ocasiona prejuízos para toda sociedade. Uma ferramenta capaz de fornecer conhecimento acerca do passado, presente e futuro da instituição, possibilitando ao gestor promover ações eficientes de combate à evasão escolar é a mineração de dados. Neste contexto, o presente trabalho utilizou a pesquisa-ação como processo metodológico de pesquisa e a metodologia CRISP-DM para a aplicação do processo de mineração de dados. O objetivo da pesquisa foi utilizar algoritmos de classificação na base de dados do sistema acadêmico do IFRO Campus Ji-Paraná e assim construir dois tipos de perfis de alunos com tendência a evadir. Entre os perfis acadêmicos foram identificadas informações importantes como alunos do primeiro ano letivo, dos turnos matutino e vespertino possuem tendência a evadir. Já entre os perfis socioeconômicos foi identificado que alunos que utilizam ônibus coletivo como transporte escolar, possuem baixa renda familiar e que recebem auxílio estudantil também possuem tendência a evadir. Assim, a partir deste conhecimento cruzado com vários outros, foram traçadas estratégias de combate à evasão pela Comissão de Permanência e Êxito do IFRO, proporcionando assim uma mudança organizacional significativa na forma de compreender e combater a evasão no ensino técnico e superior. | pt_PT |
dc.description.abstract | Eficiência é chave para manter uma instituição de ensino pública competitiva, funcional e capaz de suprir as necessidades educacionais que a sociedade necessita. O gestor público educacional precisa utilizar mecanismos para gerar conhecimento acerca da instituição de ensino e assim traçar estratégias para lidar com os desafios encontrados no ambiente institucional. Entre eles a evasão escolar tem se mostrado uma problemática grave a ser combatida, pois ocasiona prejuízos para toda sociedade. Uma ferramenta capaz de fornecer conhecimento acerca do passado, presente e futuro da instituição, possibilitando ao gestor promover ações eficientes de combate à evasão escolar é a mineração de dados. Neste contexto, o presente trabalho utilizou a pesquisa-ação como processo metodológico de pesquisa e a metodologia CRISP-DM para a aplicação do processo de mineração de dados. O objetivo da pesquisa foi utilizar algoritmos de classificação na base de dados do sistema acadêmico do IFRO Campus Ji-Paraná e assim construir dois tipos de perfis de alunos com tendência a evadir. Entre os perfis acadêmicos foram identificadas informações importantes como alunos do primeiro ano letivo, dos turnos matutino e vespertino possuem tendência a evadir. Já entre os perfis socioeconômicos foi identificado que alunos que utilizam ônibus coletivo como transporte escolar, possuem baixa renda familiar e que recebem auxílio estudantil também possuem tendência a evadir. Assim, a partir deste conhecimento cruzado com vários outros, foram traçadas estratégias de combate à evasão pela Comissão de Permanência e Êxito do IFRO, proporcionando assim uma mudança organizacional significativa na forma de compreender e combater a evasão no ensino técnico e superior. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202264890 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14490 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Mineração de dados | pt_PT |
dc.subject | Descoberta de conhecimento e bases de dados | pt_PT |
dc.subject | Combate à evasão | pt_PT |
dc.subject | Eficiência de instituição pública | pt_PT |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_PT |
dc.subject | CRISP-DM | pt_PT |
dc.subject | Data mining | pt_PT |
dc.subject | Action research | pt_PT |
dc.subject | Knowledge discovery and databases | pt_PT |
dc.subject | Public institution efficiency | pt_PT |
dc.subject | Evasion combating | pt_PT |
dc.title | Análise da Evasão Escolar do Instituto Federal de Rondônia - Campus Ji-Paraná - utilizando técnicas de mineração de dados | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Assessoria de Administração | pt_PT |