Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A evolução do Q-Commerce: o plano de implementação na WOCK® (Walkemore, S.A.)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
luis_aleixo_MNE_2025.pdf2.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No atual cenário do negócio eletrónico, as mudanças no estilo de vida dos consumidores e a crescente procura por entregas quase instantâneas demonstram a relevância do quick commerce (q-commerce). O presente projeto investiga e estrutura um plano estratégico para a implementação de um modelo de q-commerce na WOCK® (Walkemore, S.A.). A abordagem metodológica fundamenta-se no Design Science Research (DSR), com uma componente empírica suportada pela realização de entrevistas a profissionais da área do e-commerce, para a criação de um artefacto aplicável em contexto organizacional. O artefacto desenvolvido consiste num modelo estratégico e operacional para a integração com o parceiro logístico Uber Direct, utilizando os distribuidores da marca como pontos de distribuição. A solução detalha os fluxos operacionais e a integração tecnológica via API com o OMS existente da marca. O projeto resulta numa base sólida e justificada que pode orientar a WOCK® e outras PMEs na adoção deste modelo, ao realizar a junção de parcerias estratégicas com recursos internos para responder às dinâmicas do consumo atual.
In the current e-commerce landscape, changes in consumer lifestyles and the growing demand for near-instant deliveries highlight the relevance of quick commerce (q-commerce). This project investigates and outlines a strategic plan for implementing a q-commerce model at WOCK® (Walkemore, S.A.). The methodological approach is based on Design Science Research (DSR), with an empirical component supported by interviews with e-commerce professionals, aimed at developing an artefact applicable within an organisational context. The artefact consists of a strategic and operational model for integration with the logistics partner Uber Direct, utilising the brand’s distributors as distribution points. The solution details the operational flows and the technological integration via API with the brand’s existing Order Management System (OMS). The project provides a solid and well-founded basis that can guide WOCK® and other SMEs in adopting this model, by combining strategic partnerships with internal resources to meet the demands of today’s consumer behaviour.

Description

Keywords

Q-commerce Comércio eletrónico Logística da última milha Design Science Research Uber direct E-commerce Last-mile logistics Design science research

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence