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Profitability score metrics in Peer-to-Peer debt-based crowdfunding: evidence from the United States

datacite.subject.fosMetodos de Apoiopt_PT
datacite.subject.fosMatemáticapt_PT
dc.contributor.advisorDuarte, Fábio
dc.contributor.advisorCorreia, Ricardo Emanuel
dc.contributor.authorBarbosa, Eduardo Miguel Lage
dc.date.accessioned2023-02-13T11:08:07Z
dc.date.available2025-01-01T01:30:55Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractOs mercados de empréstimos Peer to Peer (P2P) oferecem oportunidades de diversificação de risco para os credores (crowdlenders), normalmente informais. Os crowdlenders enfrentam assimetrias de informação nas plataformas P2P, geralmente mitigadas através de modelos de classificação de risco de crédito. Neste estudo, mesclamos a literatura sobre a classificação de risco de crédito e a literatura sobre lucratividade para entender de que forma os crowdlenders devem utilizar a informação hard da campanha de empréstimo para assim maximizarem o seu retorno, de acordo com a sua propensão ao risco. Com base em 62,081 campanhas de empréstimo, recolhidas no período de 2010-2018 através da plataforma Lending Club, verificamos que os crowdlenders que selecionam campanhas de baixo e médio risco de crédito devem optar por: empréstimos de menores montantes, cujos mutuários possuem rendimentos mais elevados, maior estabilidade no emprego, menor endividamento, e melhor histórico de crédito em geral, para aumentar a sua lucratividade excedente por unidade de risco. Estes resultados contribuem para a literatura sobre o binómio risco-retorno que tem recebido uma atenção limitada nos mercados de empréstimos entre pares.pt_PT
dc.description.abstractPeer-to-Peer (P2P) lending markets offer risk diversification opportunities for the crowd of lenders, usually informal ones. Crowdlenders face information asymmetries in P2P platforms, usually mitigated through credit scoring models. We merge credit scoring and profitability literature to understand how crowdlenders should use debt-crowdfunding campaigns’ hard information to maximize investment return based on risk. Based on 62,081 loans granted on the Lending Club, a US-leading P2P debt crowdfunding platform, between 2010 and 2018, we find that crowdlenders selecting low and medium credit risk campaigns should opt for: smaller loans whose borrowers have higher incomes, longer number of years employed, lower indebtedness, and overall better credit history, to maximize their returns per unit of risk. These results contribute to the literature on the risk-return nexus that has received limited attention in Peer-to-Peer lending markets.pt_PT
dc.identifier.tid203215273pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22248
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRisco de créditopt_PT
dc.subjectScore de créditopt_PT
dc.subjectLucratividadept_PT
dc.subjectCrowdfundingpt_PT
dc.subjectLending Clubpt_PT
dc.titleProfitability score metrics in Peer-to-Peer debt-based crowdfunding: evidence from the United Statespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarialpt_PT

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