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O papel das agências de viagens no desenvolvimento de packagings turísticos customizados para o enoturismo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLiberato, Dália
dc.contributor.advisorPataco, Teresa
dc.contributor.authorCosta, Joana Catarina Oliveira
dc.date.accessioned2024-12-03T17:18:30Z
dc.date.available2024-12-03T17:18:30Z
dc.date.issued2024-10-24
dc.descriptionRelatório de estágio
dc.description.abstractO enoturismo é um setor do turismo em crescimento, que se destaca pela sua contribuição económica e cultural para algumas regiões em particular. As agências de viagens têm um papel fulcral na criação de packagings que se enquadram nas necessidades dos consumidores e alinhados com as expetativas dos turistas. A personalização destes packagings influência a satisfação e fidelização dos turistas. Neste sentido, estudar o papel das agências de viagens na criação de ofertas personalizadas é fulcral para otimizar a competitividade. Além disso, este tema é relevante para o setor académico, mas também para os profissionais do turismo, uma vez que fornece detalhes sobre como melhorar a oferta dos serviços. O objetivo geral desta investigação consiste em analisar e compreender o papel das agências de viagens no desenvolvimento de packagings turísticos para o enoturismo, com base na perceção e satisfação dos turistas e os seguintes objetivos específicos: determinar o perfil sociodemográfico dos reais ou potenciais enoturistas residentes das regiões Norte e Centro de Portugal; avaliar a influência das agências de viagens na customização de packagings turísticos de enoturismo; descrever os elementos mais valorizados pelos turistas em packagings de enoturismo personalizados e investigar a relação entre a personalização dos turísticos de enoturismo e a fidelização dos turistas. O presente estudo aplicou uma metodologia quantitativa, com recolha de dados através de inquérito por questionário. O questionário foi aplicado a 51 potenciais ou reais enoturistas, que vivessem na região Norte e Centro de Portugal. Os dados obtidos foram analisados com recurso ao programa IBM Statistical Package for Social Sciences(SPSS). Os resultados deste estudo comprovam que o enoturista real ou potencial é maioritariamente do género feminino, tem idade entre os 18 e os 24 anos, também possui habilitações académicas superiores ou equivalente, aufere um rendimento mensal líquido até 1000€ e vive na região Norte e Centro de Portugal. Com vista a responder ao segundo objetivo, também se pode concluir que as agências de viagens influenciam diretamente a customização de packagings de enoturismo e além disso a customização é um fator essencial para melhorar a qualidade dos serviços das agências. de viagens. Adicionalmente, a qualidade dos vinhos, o destino enoturístico, o atendimento personalizado e o acompanhamento dos guias são elementos que os enoturistas potenciais ou reais mais valorizam num packaging de enoturismo (objetivo3); a flexibilidade das agências de viagens em ajustar os packagings às preferências dos consumidores é um fator chave para tornar o cliente fiel e influenciar a decisão de compra futura. As agências de viagens deverão colaborar com operadores com serviços de guias especializados, incentivando a sua formação e investir na criação de packagings de enoturismo para um público-alvo mais jovem.pt_PT
dc.description.abstractWine tourism is a growing sector of tourism that stands out for its economic and cultural contribution to certain regions. Travel agencies play a key role in creating packages that meet the needs of consumers and are in line with tourists' expectations. The personalization of these packages influences tourist satisfaction and loyalty. In this sense, studying the role of travel agencies in creating personalized offers is key to optimizing competitiveness. In addition, this topic is relevant to the academic sector, but also to tourism professionals, as it provides details on how to improve servisse offerings. The general objective of this research is to analyze and understand the role of travel agencies in the development of tourist packagings for wine tourism, based on the perception and satisfaction of tourists. Its specific objectives are as follows: to determine the sociodemographic profile of actual or potential wine tourists living in the North and Centre regions of Portugal; to assess the influence of travel agencies on the customization of wine tourism packagings; to describe the elements most valued by tourists in customized wine tourism packagings and to investigate the relationship between the customization of wine tourism packagings and tourist loyalty. This study applied a quantitative methodology, collecting data through a questionnaire survey. The questionnaire was applied to 51 potential or actual wine tourists living in the North and Center of Portugal. The data obtained was analyzed using the IBM Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The results of this study show that the majority of potential or actual wine tourists are female, aged between 18 and 24, have higher education degrees or equivalent, earn a net monthly income of up to €1,000 and live in the North and Center of Portugal. In order to answer the second objective, it can be said that travel agencies directly influence the customization of wine tourism packages, and that customization is an essential factor in improving the quality of travel agency services. In addition, the quality of the wines, the wine tourism destination, the personalized service and the accompaniment of the guides are elements that potential or actual wine tourists value most in wine tourism packaging (objective 3); the flexibility of travel agencies in adjusting packagings to consumer preferences is a key factor in making customers loyal and influencing future purchasing decisions. Travel agencies should collaborate with operators with specialized guide services, encouraging their training and investing in the creation of wine tourism packages for a younger target audience.pt_PT
dc.identifier.tid203741404pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26621
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnoturismopt_PT
dc.subjectEnoturistaspt_PT
dc.subjectAgência de viagenspt_PT
dc.subjectPackagings turísticospt_PT
dc.subjectWine tourismpt_PT
dc.subjectWine touristspt_PT
dc.subjectTravel agencypt_PT
dc.subjectTour packagespt_PT
dc.titleO papel das agências de viagens no desenvolvimento de packagings turísticos customizados para o enoturismopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Turismopt_PT

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