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Entre a memória e o objeto: a cenografia como um lugar de descoberta no Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos
dc.contributor.advisor | Silva, Carolina Lyra Barros da | |
dc.contributor.author | Fernandes, Catarina Maria Costa | |
dc.date.accessioned | 2025-07-30T15:24:02Z | |
dc.date.available | 2025-07-30T15:24:02Z | |
dc.date.issued | 2025-07-14 | |
dc.description.abstract | O estudo aqui apresentado propõe uma reflexão da cenografia enquanto prática artística situada entre a memória e o objeto, a partir do contexto do Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos (HJM). Observamos a cenografia como um campo que habita numa trama elástica, sensível de escuta, onde memória, objetos e espaços participam ativamente num processo individual e coletivo, e de resignificação. Esta investigação parte de um trabalho de campo, um laboratório experimental com o Grupo, pessoas com experiência de doença mental, terapeuta e profissionais das artes cénicas. É do olhar de uma cenógrafa que a cenografia é observada como mediadora entre o consciente e o subconsciente, entre o real e o irreal. A cenografia será vista como uma grafia, como a escrita de uma poética que vai sendo criada ao longo de um tempo com várias mãos, acolhendo memórias, afetos e narrativas pessoais, dando-lhes corpo e um lugar para habitar. Não se pretende aqui trazer uma nova forma de cenografia, mas abrir um espaço de pensamento e de prática onde esta possa ser entendida como lugar de descoberta, inscrevendo-se no território da criação contemporânea. Esta proposta amplia a definição da cenografia, reconhecendo nela um modo de fazer que cruza disciplinas, corpos, tempos, objetos e memórias. | por |
dc.description.abstract | The study presented here proposes a reflection on scenography as an artistic practice situated between memory and object, based on the context of the Therapeutic Theater Group at the Júlio de Matos Hospital (HJM). We look at scenography as a field that inhabits an elastic, sensitive web of listening, where memory, objects and spaces actively participate in an individual and collective process of resignification. This research is based on fieldwork, an experimental laboratory with the Group, people with experience of mental illness, therapists and performing arts professionals. It is through the eyes of a scenographer that scenography is observed as a mediator between the conscious and the subconscious, between the real and the unreal. Scenography will be seen as spelling, as the writing of a poetic that is created over time with various hands, taking in memories, affections and personal narratives, giving them body and a place to inhabit. The intention here is not to introduce a new form of scenography, but to open up a space of thought and practice where it can be understood as a place of discovery, inscribed in the territory of contemporary creation. This proposal broadens the definition of scenography, recognizing in it a way of making that crosses disciplines, bodies, times, objects and memories. | eng |
dc.identifier.tid | 203977092 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30278 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Cenografia | |
dc.subject | Objeto | |
dc.subject | Materialidade | |
dc.subject | Criatividade | |
dc.subject | Subjetividade | |
dc.subject | Scenography | |
dc.subject | Object | |
dc.subject | Materiality | |
dc.subject | Creativity | |
dc.subject | Subjectivity | |
dc.title | Entre a memória e o objeto: a cenografia como um lugar de descoberta no Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Artes Cénicas, especialização Cenografia |