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Implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem e das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018: perspetiva dos professores
dc.contributor.author | Pereira, Marisa | |
dc.contributor.author | Sanches-Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Alves, Sílvia | |
dc.date.accessioned | 2023-12-14T10:46:45Z | |
dc.date.available | 2023-12-14T10:46:45Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo avaliar a implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e das Medidas Universais preconizadas no D.L. n.º54/2018, quanto à sua desejabilidade e fazibilidade, bem como à sua frequência e à percentagem de alunos a quem são implementadas. Para atingir esse propósito, foi desenvolvido um questionário composto por respostas educativas consistentes com o DUA e as Medidas Universais, construído com base no D.L. n.º54/2018 e nos instrumentos/documentos de referência constantes no Manual de Apoio à Prática da Direcção-Geral de Educação. A versão final deste questionário de 47 itens foi apurada após ter sido sujeito à apreciação de dez peritos (i.e., professores de diferentes ciclos de ensino, professores de educação especial, docentes de ensino superior) e a uma administração piloto a dez professores. O questionário, de preenchimento online, foi enviado para Agrupamentos de Escolas e professores de todo o país, tendo sido obtidas 118 respostas. Os resultados do estudo mostram que os professores reportaram valores de Desejabilidade estatisticamente superiores aos valores de Fazibilidade para as dimensões Desenho Universal para a Aprendizagem (t(117)=11.84, p<0.001, d=1.09), Diferenciação Pedagógica (t(117)=11.74, p<0.001, d=1.08) e Acomodações Curriculares (t(117)= 11.55, p<0.001, d=1.06). Além disso, os professores com mais anos de experiência tendem a considerar as medidas universais como menos fazíveis e a implementá-las junto de uma menor percentagem de alunos. As implicações do estudo serão discutidas com base no paradigma da inclusão, enfatizando de modo particular a contribuição das Medidas Universais para a promoção da equidade de oportunidades de acesso e participação em contexto de sala de aula e, assim, contribuir para a qualidade do ensino | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4476 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24182 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Modelo multinível | pt_PT |
dc.subject | Medidas educativas universais | pt_PT |
dc.subject | Desenho universal para a aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Decreto-Lei n.º54/2018 | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.title | Implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem e das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018: perspetiva dos professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 36 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 19 | pt_PT |
oaire.citation.title | Sensos-e | pt_PT |
oaire.citation.volume | 9 | pt_PT |
person.familyName | Sanches-Ferreira | |
person.givenName | Manuela | |
person.identifier.ciencia-id | 9119-8B76-B723 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4693-3928 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55555788000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2a6f8b66-47a3-4251-8a17-5a330367443a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2a6f8b66-47a3-4251-8a17-5a330367443a |
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