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Implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem e das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018: perspetiva dos professores

dc.contributor.authorPereira, Marisa
dc.contributor.authorSanches-Ferreira, Manuela
dc.contributor.authorAlves, Sílvia
dc.date.accessioned2023-12-14T10:46:45Z
dc.date.available2023-12-14T10:46:45Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo avaliar a implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e das Medidas Universais preconizadas no D.L. n.º54/2018, quanto à sua desejabilidade e fazibilidade, bem como à sua frequência e à percentagem de alunos a quem são implementadas. Para atingir esse propósito, foi desenvolvido um questionário composto por respostas educativas consistentes com o DUA e as Medidas Universais, construído com base no D.L. n.º54/2018 e nos instrumentos/documentos de referência constantes no Manual de Apoio à Prática da Direcção-Geral de Educação. A versão final deste questionário de 47 itens foi apurada após ter sido sujeito à apreciação de dez peritos (i.e., professores de diferentes ciclos de ensino, professores de educação especial, docentes de ensino superior) e a uma administração piloto a dez professores. O questionário, de preenchimento online, foi enviado para Agrupamentos de Escolas e professores de todo o país, tendo sido obtidas 118 respostas. Os resultados do estudo mostram que os professores reportaram valores de Desejabilidade estatisticamente superiores aos valores de Fazibilidade para as dimensões Desenho Universal para a Aprendizagem (t(117)=11.84, p<0.001, d=1.09), Diferenciação Pedagógica (t(117)=11.74, p<0.001, d=1.08) e Acomodações Curriculares (t(117)= 11.55, p<0.001, d=1.06). Além disso, os professores com mais anos de experiência tendem a considerar as medidas universais como menos fazíveis e a implementá-las junto de uma menor percentagem de alunos. As implicações do estudo serão discutidas com base no paradigma da inclusão, enfatizando de modo particular a contribuição das Medidas Universais para a promoção da equidade de oportunidades de acesso e participação em contexto de sala de aula e, assim, contribuir para a qualidade do ensinopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4476pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24182
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectModelo multinívelpt_PT
dc.subjectMedidas educativas universaispt_PT
dc.subjectDesenho universal para a aprendizagempt_PT
dc.subjectDecreto-Lei n.º54/2018pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.titleImplementação do Desenho Universal para a Aprendizagem e das Medidas Universais do Decreto-Lei n.º 54/2018: perspetiva dos professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage36pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage19pt_PT
oaire.citation.titleSensos-ept_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
person.familyNameSanches-Ferreira
person.givenNameManuela
person.identifier.ciencia-id9119-8B76-B723
person.identifier.orcid0000-0002-4693-3928
person.identifier.scopus-author-id55555788000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2a6f8b66-47a3-4251-8a17-5a330367443a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2a6f8b66-47a3-4251-8a17-5a330367443a

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