Repository logo
 
Publication

O estudo da bateria como complemento na formação do percussionista

dc.contributor.advisorCampos, Manuel António Veríssimo de
dc.contributor.advisorPerfeito, Paulo Jorge dos Santos
dc.contributor.advisorSoares, Francisco
dc.contributor.authorAires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa
dc.date.accessioned2019-12-06T15:32:50Z
dc.date.available2019-12-06T15:32:50Z
dc.date.issued2019-11-20
dc.description.abstractO presente relatório incide sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica implementado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto, no contexto da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, para obtenção do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O trabalho apresenta-se em três capítulos distintos. No primeiro procede-se à apresentação da instituição onde o estágio se processou, destacando os elementos constituintes do seu plano educativo. No segundo, o conteúdo incide sobre a Prática Educativa Supervisionada, contando com uma reflexão pessoal sobre a prática educativa exercida, os programas e matrizes da disciplina, o enquadramento dos alunos acompanhados, as planificações e reflexões das suas aulas (estas já constituintes do Projeto de Intervenção Pedagógica), e a avaliação da prática educativa na perspetiva do professor orientador e do professor cooperante. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o estudo da bateria como complemento na formação do percussionista, incidindo sobre a relação entre a bateria e a percussão, explorando o potencial pedagógico da introdução de aulas de bateria como forma de potenciar as capacidades psico-motoras dos estudantes de percussão. Os dados foram recolhidos através dos registos de observação, da planificação de aulas individuais supervisionadas, da elaboração de uma masterclasse de bateria no Conservatório de Música do Porto, e de entrevistas a vários professores de bateria e percussão, estes de instituições distintas.pt_PT
dc.description.abstractThis report is focused on the Pedagogic Intervention Project, implemented throughout the 2018/2019 academic year at the Oporto Conservatory of Music, in the context of the curricular subject "Supervised Educational Practice", for the purpose of obtaining a Master's Degree in Music Education in the Oporto College of Music and Performing Arts. This work is presented in three distinct chapters. The first chapter consists of an introduction to the institution where the internship was held and the highlights of its educational plan. The second chapter focuses on the Supervised Educational Practice and includes a personal reflection on the educational practices of the aforementioned institution, the subject's programs and matrices, the framework of the supervised students, the planning and reflection of their classes (which are part of the Pedagogic Intervention Project) and the adviser and cooperative teachers' perspective on the teaching practice. The last chapter introduces the Pedagogic Intervention Project, which addresses the study of the drum set as a complementary aspect of the percussionist's training and focuses on the relationship between the drum set and percussion, examining the pedagogic potential of the introduction of drum set classes as a means to develop the psychomotor skills of the percussion students. The data was collected through the observation records, the supervised individual classes' plans, the preparation of a drum set masterclass at Oporto Conservatory of Music, and interviews with various drum set and percussion teachers, from different institutions.pt_PT
dc.identifier.tid202319989pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15063
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectBateriapt_PT
dc.subjectPercussãopt_PT
dc.subjectRitmopt_PT
dc.subjectPulsaçãopt_PT
dc.subjectCoordenação motorapt_PT
dc.subjectProcesso cognitivopt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectDrum setpt_PT
dc.subjectPercussionpt_PT
dc.subjectRhythmpt_PT
dc.subjectPulsept_PT
dc.subjectPhysical coordinationpt_PT
dc.subjectCognitive processpt_PT
dc.titleO estudo da bateria como complemento na formação do percussionistapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Percussãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Marcelo_Aires_MEM_2019.pdf
Size:
5.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: