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- The integration of the cultural dimension in the management of internacional markets: The Covet casePublication . Garrido, Maria Teresa Alves Miranda Valente; Tallone, LauraO presente relatório diz respeito ao estágio curricular, inserido no Mestrado Intercultural Studies for Business do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. O estágio foi realizado na empresa Covet Group, na marca Maison Valentina. Após uma contextualização do sector do móvel em Portugal, onde o Covet Group se insere, o relatório descreve a minha experiência enquanto estagiária, através de um relato minucioso sobre a empresa e sobre as suas práticas gerais e de estágio. Este será feito recorrendo a opiniões pessoais, relatos e gráficos. Posteriormente será feita uma argumentação teórica que aborda a dualidade da influência americana e portuguesa na empresa. Dois autores serão referenciados, Hofstede e Trompenaars/ Hampden-Turner cujas teorias se interligam com os temas abordados no presente relatório
- Sistema de gestão estratégica: estudo de caso em uma instituição pública brasileiraPublication . Marques, Alessandra de Melo Lima; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Silva, Paulino Manuel Leite daA gestão pública é apresentada com um novo olhar pelos conceitos da literatura, atualmente, alicerçada na gestão, no planejamento estratégico, na inovação e na inteligência organizacional, bem como na busca pela excelência na prestação de serviços com foco no cidadão (Castro & Castro, 2014). Neste contexto, surge a necessidade de implementar sistemas de gestão do desempenho, abrangendo toda a organização, com o objetivo de manter o alinhamento estratégico, contribuindo para o êxito dos objetivos da organização. A presente pesquisa utilizou o instrumento proposto por Ferreira e Otley (2009), com objetivo geral de analisar o sistema de medição do desempenho organizacional da instituição de ensino federal denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul- IFMS. O método utilizado foi o estudo de caso, de natureza descritiva e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas gravadas de questões semi-estruturadas. Sendo assim, através da pesquisa, identificou-se que a organização dispõe de um sistema de avaliação de desempenho individual, focado mais na ascensão funcional do servidor não havendo a real medição de desempenho organizacional baseada nos objetivos e atingimento de metas. Por outro lado, observamos também que, quanto ao mecanismo de avaliação de desempenho organizacional, este é indepedente do sistema de avaliação de desempenho individual, não havendo correlação. Quando comparamos o sistema de avaliação existente com as etapas propostas por Chiavenato (2008), expressamos a necessidade de implementação de um sistema de avaliação do desempenho organizacional contemplando todos os níveis da organização, alinhados aos objetivos e metas estratégicas. Por fim, os resultados podem contribuir para que os gestores reconheçam e implementem um modelo de sistema de avaliação e gestão do desempenho que vise incluir as metas institucionais e individuais, admitindo a aferição dos resultados estabelecidos com os objetivos estratégicos da organização.
- O estudo da bateria como complemento na formação do percussionistaPublication . Aires, Marcelo Rúben de Azeredo Sousa; Campos, Manuel António Veríssimo de; Perfeito, Paulo Jorge dos Santos; Soares, FranciscoO presente relatório incide sobre o Projeto de Intervenção Pedagógica implementado ao longo do ano letivo de 2018/2019 no Conservatório de Música do Porto, no contexto da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, para obtenção do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. O trabalho apresenta-se em três capítulos distintos. No primeiro procede-se à apresentação da instituição onde o estágio se processou, destacando os elementos constituintes do seu plano educativo. No segundo, o conteúdo incide sobre a Prática Educativa Supervisionada, contando com uma reflexão pessoal sobre a prática educativa exercida, os programas e matrizes da disciplina, o enquadramento dos alunos acompanhados, as planificações e reflexões das suas aulas (estas já constituintes do Projeto de Intervenção Pedagógica), e a avaliação da prática educativa na perspetiva do professor orientador e do professor cooperante. Por último, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, sobre o estudo da bateria como complemento na formação do percussionista, incidindo sobre a relação entre a bateria e a percussão, explorando o potencial pedagógico da introdução de aulas de bateria como forma de potenciar as capacidades psico-motoras dos estudantes de percussão. Os dados foram recolhidos através dos registos de observação, da planificação de aulas individuais supervisionadas, da elaboração de uma masterclasse de bateria no Conservatório de Música do Porto, e de entrevistas a vários professores de bateria e percussão, estes de instituições distintas.