Repository logo
 
Publication

A avaliação da acessibilidade de sítios web no comércio eletrónico

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorAfonso, Ana Paula Preto Mendes
dc.contributor.authorOliveira, Rui Pedro Rodrigues
dc.date.accessioned2021-04-05T12:32:42Z
dc.date.available2021-04-05T12:32:42Z
dc.date.issued2020-09-15
dc.description.abstractA Internet em geral, e a World Wide Web em particular, potenciaram o desenvolvimento e o crescimento exponencial, a nível mundial, de numerosos negócios online. Podemos afirmar, sem receio de exagerar, que grande parte das organizações estão, de alguma forma, presentes virtualmente. A concorrência virtual é uma realidade, obrigando as organizações a desenvolver uma elevada capacidade de adaptação, no sentido de atrair mais clientes e fidelizar os habituais. É com base neste pressuposto que a acessibilidade digital desempenha um papel fundamental ao democratizar o uso das tecnologias online a todos os cidadãos, inclusivamente os mais incapacitados fisicamente: com limitações motoras ou percetivas. Um sítio Web é acessível se também é funcionalmente usável, ou seja, é fácil interpretar o conteúdo assim como navegar ao longo das páginas Web, oferecendo ao visitante uma experiência satisfatória e inclusiva. Neste contexto propomos desenvolver um protótipo da ferramenta de avaliação da acesssibilidade, designada ShoppingForAll, visando utilizadores com baixo grau de incapacidade, conforme o disposto pela norma WCAG 2.1 para o nível A. A avaliação da acessibilidade realizada com o protótipo da nova ferramenta será aplicada a um conjunto restrito de lojas online, nacionais ou com infraestruturas em Portugal. Os critérios utilizados foram a língua e a posição no ranking de vendas. Foram selecionadas as três lojas melhor posicionadas: Worten.pt, Fnac.pt e RadioPopular.pt. Após a análise dos resultados obtidos, foi possível estabelecer um conjunto de recomendações que visam melhorar a acessibilidade da generalidade dos sítios Web, orientados ao comércio eletrónico. Pretendemos, com este trabalho de investigação, contribuir, ainda que modestamente, na promoção e aumento da acessibilidade na Web. O protótipo da ferramenta ShoppingForAll pode ser utilizada (contém instruções simples e directas) por especialistas em Tecnologias de Informação ou por desenvolvedores, e eventualmente gestores de sítios Web, dirigidos ao comércio eletrónico.pt_PT
dc.description.abstractThe Internet, and World Wide Web in particular, boosted the development and exponential growth, worldwide, of numerous online businesses. We can state, without exaggeration, that most organizations are listed, in some form, online. Online competition is a reality that mandates organizations to develop maximum adaptability, with the objective of attracting more customers and retaining returning customers. It is based on this assumption, that digital accessibility plays a fundamental role in democratizing the use of online technologies for all citizens, including the most physically disabled: with motor or perceptive difficulties. A website is accessible if it is also functionally usable, which means, it is easy to interpret the content as well as navigate through the web pages, offering the customer a satisfying and inclusive experience. In this context, we propose to develop an accessibility assessment tool, ShoppingForAll, targetting users with a low degree of disability, in accordance with WCAG 2.1 norm for level A of conformance. The accessibility assessment carried out with this new tool will be applied to a restricted set of online stores, national or with infrastructure in Portugal. The criteria used were language and position in the sales ranking. The three best positioned stores were selected as: Worten.pt, Fnac.pt and RadioPopular.pt.. After analyzing the results obtained, it was possible to establish a set of recommendations aimed at improving the accessibility of websites focused on e-commerce. We intend, with this research, to contribute, albeit modestly, in the promotion and increase of accessibility on the Web. The ShoppingForAll tool (which contains simple and direct instructions) can be used by specialists in Information Technologies or by developers, and possibly Web managers, intended at e-commerce.pt_PT
dc.identifier.tid202644472pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17781
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAcessibilidadept_PT
dc.subjectAcessibilidade Webpt_PT
dc.subjectUsabilidadept_PT
dc.subjectComércio eletrónicopt_PT
dc.subjectAccessibilitypt_PT
dc.subjectE-commercept_PT
dc.subjectUsabilitypt_PT
dc.subjectWeb accessabilitypt_PT
dc.titleA avaliação da acessibilidade de sítios web no comércio eletrónicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameNegócio Eletrónicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Rui_Oliveira_MNE_2020.pdf
Size:
3.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format