Publication
Cubo a cubo para a construção da vista mais esperada
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Mascarenhas, Daniela | |
| dc.contributor.author | Almeida, Rita Alves de | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T15:37:56Z | |
| dc.date.available | 2025-11-11T15:37:56Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, sendo um instrumento de avaliação, submetido a prova pública, para obtenção do grau de mestre. O presente documento realça o trabalho desenvolvido pela mestranda, vivenciado em dois contextos educativos distintos, que integram o mesmo agrupamento, durante o período de estágio, apresentando pressupostos teóricos e legais, para fundamentar a sua prática de ensino. Este RE apresenta uma visão reflexiva e construtivista, uma multiplicidade de experiências e aprendizagens ao longo da PES, tendo por base os processos de observação, planificação, ação e reflexão. O contacto constante com as turmas de diferentes contextos permitiu compreender a importância de uma prática diversificada e potenciadora das aprendizagens dos alunos, valorizando ainda os seus interesses e motivações. Neste sentido, salienta-se a relevância de uma prática reflexiva e colaborativa, que permita ao professor analisar e refletir sobre as suas práticas. Os contextos, onde a mestranda teve a oportunidade de intervir, mostraram-se essenciais para o seu desenvolvimento a nível pessoal e principalmente profissional, sendo um destes direcionado ao 1º CEB e outro para o 2ºCEB. No documento serão caracterizados estes contextos, assim como, o agrupamento de escolas em que se inserem. Para além disso, neste RE apresenta-se uma componente investigativa, implementada durante a PES, cujo principal objetivo era identificar os contributos do uso do material cubos encaixáveis, para o desenvolvimento do subtópico das vistas, integrado no tema Geometria e Medida, direcionado ao 2º ano de escolaridade. De forma a concluir esta etapa da formação inicial de professores, a mestranda parte com uma bagagem recheada de conhecimentos e aprendizagens que permitiram delinear o seu perfil docente, perspetivando a professora que espera um dia ser. Através dos seus sonhos e objetivos no mundo da educação pretende ajudar os seus alunos a serem cidadãos informados, criativos, conscientes, curiosos e perseverantes. | por |
| dc.description.abstract | This lnternship Report (RE) is part of the Supervised Teaching Practice (PES) Course Unit (UC), which is part of the study plan for the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Mathematics and Natural Sciences in 2nd CEB. lt is an assessment toai, subject to public examination, to obtain a master's degree. This document highlights the work carried out by the master's student, experienced in two different educational contexts, which are part of the sarne school cluster, during the internship period, presenting theoretical and legal assumptions to support her teaching practice. This RE presents a reflective and constructivist view, a multiplicity of experiences and learning throughout the PES, based on the processes of observation, planning, action and reflection. Constant contact with classes from different contexts allowed for an understanding of the importance of a diversified practice that enhances student learning, while also valuing their interests and motivations. ln this sense, the relevance of reflective and collaborative practice is emphasized, allowing teachers to analyse and reflect on their practices. The contexts in which the master's student had the opportunity to intervene proved essential for her personal, and above all, professional development, one of these being aimed at the 1st CEB and the other at the 2nd CEB. This document will describe these contexts, as well as the school clusters to which they belong. ln addition, this RE presents a research component, implemented during the PES, whose main objective was to identify the contributions of the use of interlocking cubes to the development of the subtopic of views, integrated into the theme of Geometry and Measurement, aimed the 2nd year of schooling. ln arder to complete this stage of initial teacher training, the master's student leaves with a wealth of knowledge and learning that has enabled her to outline her teaching profile, envisioning the teacher she hopes to become one day. Through her dreams and goals in the world of education, she aims to help her sutdents become informed, creative, conscious, curious, and persevering citizens. | eng |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30815 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Prática Pedagógica | |
| dc.subject | Identidade docente | |
| dc.subject | Reflexão | |
| dc.subject | Colaboração | |
| dc.subject | Teaching practice | |
| dc.subject | Teacher identity | |
| dc.subject | Reflection | |
| dc.subject | Collaboration | |
| dc.title | Cubo a cubo para a construção da vista mais esperada | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico |
