Repository logo
 
Publication

Assistência estudantil: possibilidades e perspectivas de permanência social na educação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPaiva, Margarida Delgado
dc.contributor.advisorOliveira, Manoel Messias de
dc.contributor.authorLocatelli, Maria Regina Campaner
dc.date.accessioned2017-11-23T15:03:09Z
dc.date.available2017-11-23T15:03:09Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente estudo tem por finalidade, investigar na unidade do Instituto Fe-deral de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Ituiu-taba, o programa de assistência estudantil. Objetiva-se compreender as cau-sas do abandono escolar apesar da existência da política de assistência estu-dantil ter como propósito democratizar as condições de ensino, promover a inclusão e permanência, evitar a evasão e retenção na educação. A metodolo-gia da pesquisa foi norteada pelo materialismo histórico dialético, aplicado ao estudo de caso. A pesquisa empírica teve cunho qualitativo. Foram utilizados três grupos de participantes: gestores, alunos do programa de assistência es-tudantil do IFTM- Campus Ituiutaba, e alunos retirados do programa de assis-tência estudantil. Os resultados permitem identificar que apesar das medidas adotadas nos últimos anos pelos governantes e pela organização educativa estudada, o programa de assistência estudantil em sua estrutura comporta valores que dão visibilidade aos estudantes vindos das classes sociais menos favorecidas. Na execução, o programa é pouco valorizado como direitos dos estudantes hipossuficientes, e pouco trabalhado como mecanismo que pode resultar em menores taxas de infrequência e abandono escolar, apesar da importância dada ao programa pelos pesquisados.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to investigate the student assistance program at the unit of the Federal Institute of Education Science and Technology of the Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Ituiutaba. It is proposed to understand the causes of school dropout, despite the existence of a student assistance policy purpose at democratizing teaching conditions, promoting inclusion and permanence, avoiding evasion and retention education. The methodology of the research was guided by dialectical historical materialism, applied to the case study. The empirical research had a qualitative character. Three groups of participants were used: managers, students from Student Assistance Program of IFTM-Campus Ituiutaba, and withdrawn students from the student assistance pro-gram. The results allow us to identify that despite the measures adopted in recent years by the government and the educational organization studied, the student assistance program in its structure has values that give visibility to students from low social class. In the execution, the program is poorly valor-ised as rights of the disadvantaged students, and less worked as a mechanism that can result in lower rates of infrequency and dropout, despite the im-portance given to the program by the respondentspt_PT
dc.identifier.tid201851636
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10513
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAssistência estudantilpt_PT
dc.subjectHipossuficiênciapt_PT
dc.subjectAbandono escolarpt_PT
dc.subjectStudent assistancept_PT
dc.subjectHypo-sufficiencypt_PT
dc.subjectSchool dropoutpt_PT
dc.titleAssistência estudantil: possibilidades e perspectivas de permanência social na educaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MariaLocatelli_2017.pdf
Size:
2.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: