Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Adriana Filipa Silva Brandão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorBrandão, Adriana Filipa Silva
dc.date.accessioned2022-09-08T10:21:58Z
dc.date.available2022-09-08T10:21:58Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção do grau de Mestre. Este documento pretende expor, de forma crítica, fundamentada e reflexiva, todo o processo desenvolvido no decorrer dos estágios profissionalizantes realizados na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-escolar. Os pressupostos teóricos e legais apresentados em articulação com as necessidades e interesses das crianças e do contexto educativo, orientaram a construção de práticas educativas que fossem contextualizadas e significativas. Baseada nesta articulação e nas etapas da metodologia de investigação-ação, com integração dos diferentes processos: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, foi possível a construção de práticas transformadoras e de uma identidade profissional docente em ambos os níveis educativos. Face ao exposto, evidencia- se a perspetiva da conceção da criança como sujeito ativo na construção das suas aprendizagens e como centro do processo educativo. Assim, desenvolveu-se um conjunto de práticas pedagógicas assentes numa pedagogia socioconstrutivista, com vista à construção de um ambiente promotor de aprendizagens significativas, numa perspetiva holística e integral. Para além do mencionado, destaca-se o facto do percurso realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada ter permitido a construção da identidade profissional docente, através da reflexão sobre, na e para ação e, ainda, o desenvolvimento de competências, profissionais, pessoais e sociais para a habilitação da prática docente com perfil duplo.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report emerges within the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, included in the study plan for the 2nd year of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, to obtain the master’s degree. This document intends to expose, in a critical, grounded and reflective way, the entire process developed during the professional internships carried out in the 1st Cycle of Basic Education and Pre-School Education. The theoretical and legal assumptions presented in conjunction with the needs and interests of children and the educational context, guided the construction of educational practices that were contextualized and meaningful. Based on this articulation and on the steps of the research-action methodology, with the integration of different processes: observation, planning, action, reflection and evaluation, it was possible to build transformative practices and a professional teaching identity at both educational levels. Therefore, the perspective of the conception of the child as an active subject in the construction of their learning and as the center of the educational process is evident. For that reason, a set of pedagogical practices based on a socio-constructivist pedagogy was developed, with a view to building an environment that promotes meaningful learning, in a holistic and integral perspective. As weel, the fact that the course carried out throughout the Supervised Educational Practice has allowed the construction of the teacher's professional identity, through reflection about, in and for action and also the development of skills, professional, personal and social programs for enabling dual-profile teaching practice.pt_PT
dc.identifier.tid203073371
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20846
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectDouble profilept_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Adriana Filipa Silva Brandãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Adriana Brandão_2022.pdf
Size:
767.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: