Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_JulianaGuedes_2014.pdf3.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto, durante o ano letivo 2013/2014 em contexto de creche e pré-escolar, foi realizado o presente relatório de estágio. A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se no contexto de creche e de pré-escolar de Pedrouços e teve como principais objetivos o desenvolvimento ao nível de competências profissionais. Relativamente à estrutura do presente relatório, este encontra-se organizado em quatro capítulos. O primeiro capítulo deste documento consiste no enquadramento teórico e legal, construído e baseado na teoria que sustentou a prática levada a cabo pela mestranda e que lhe permitiu a reflexão sobre os dois contextos de estágio em que esteve inserida. O segundo capítulo incide sobre a caraterização do local de estágio e do ambiente educativo. O terceiro capítulo descreve as atividades desenvolvidas durante o estágio, bem como a análise e reflexão das mesmas. Por último, será apresentada uma reflexão final sobre o processo formativo e evolutivo da mestranda, incidindo sobretudo sobre o desenvolvimento pessoal e profissional adquirido. No presente relatório a mestranda expressa as aprendizagens adquiridas no decorrer de todo o processo de formação, bem como apresenta uma reflexão sobre as mesmas e o modo como influenciaram a sua prática profissional. Em jeito de conclusão, o processo de formação foi bastante enriquecedor na medida em que, permitiu à mestranda desenvolver competências profissionais, potenciando a sua evolução enquanto pessoa e enquanto futura profissional em educação de infância.
Within the course of Supervised Teaching Practice MSc course in Preschool Education School of Education of Porto, during the school year 2013/2014 in the context of childcare and preschool, this internship report was performed. The Supervised Teaching Practice was held in the context of childcare and pre-school Pedrouços and had as main objectives the development level of professional skills. Regarding the structure of this report, this is organized into four chapters. The first chapter of this document consists of the theoretical and legal framework, built and maintained based on the theory that the practice carried out by a graduate student and allowed him to reflect on the two stage contexts in which it was inserted. The second chapter focuses on the characterization of the location and stage of the educational environment. The third chapter describes the activities undertaken during the internship, as well as analysis and reflection of the same. Lastly, a final reflection on the formative and evolutionary process of the master's degree, especially about the personal and professional development focusing purchased will be presented. This report expresses the master student learning acquired during the entire process of training as well as presents a reflection on them and how influenced their professional practice. In conclusion, the training process was very enlightening in that it allowed the graduate student develop professional skills, enhancing their development as a person and as a professional future in childhood education.

Description

Keywords

Creche Criança Competências Profissionais Prática Pedagógica Supervisionada Pré-Escolar Childcare Child Professional Skills Supervised Teaching Practice Preschool

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License