Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Competências transversais e o programa PEJENE: um estudo com estagiários e empresários durante a pandemia COVID-19, em 2020

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana_Pais_MAA_2022.pdf2.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Na sociedade atual a empregabilidade traduz uma emergência, onde as mudanças no mercado laboral geram alterações com impacto a nível económico, organizacional e social. Neste sentido, a experiência do estágio constitui um momento importante na transição de estudante para o mercado de trabalho. Por outro lado, a recente pandemia da COVID-19 afetou violentamente o nosso modo de viver e de trabalhar. O PEJENE, iniciativa da Fundação da Juventude, permite o contacto dos estudantes que estão no ensino superior ao mundo de trabalho e aquisição de novas competências, constituindo uma oportunidade de estudo e análise. Neste cenário, o objetivo central desta dissertação traduz investigar as perceções sobre as competências transversais esperadas e adquiridas pelos participantes nos estágios PEJENE, no contexto de pandemia, em 2020. Em adição, é útil compreender como reagiram os estagiários, as empresas e o programa PEJENE à situação pandémica, bem como a influência que possa ter existido na motivação para a realização destes estágios e (capacidade de) lidar com esta nova realidade. Metodologicamente, foi ainda elaborado um estudo empírico, de corte transversal, com uma triangulação de dados, através de uma metodologia quantitativa (pela aplicação de dois questionários online) e qualitativa (com a realização de uma entrevista). Os resultados amostrais indicam que, apesar da pandemia ter tido influência no mercado de trabalho, para os estagiários e empresários ela não interferiu significativamente na aquisição de competências, em especial no gap entre esperadas e obtidas, contrariamente ao exposto pelo responsável do PEJENE. Em termos de implicações teórico-práticas deste trabalho, trabalhar competências transversais é um recurso e capacidade, necessárias para dar resposta às exigências e imprevisibilidade do mercado. Esta pesquisa tem como singularidade pensar um problema social, reforçada pelo interesse da Fundação da Juventude na análise do perfil de competências transversais em período pandémico.
In today's society, employability translates into an emergency, where changes in the labor market generate changes with an economic, organizational and social impact. In this sense, the internship experience constitutes an important moment in the student's transition to the job market. On the other hand, the recent COVID-19 pandemic has violently affected our way of living and working. PEJENE, an initiative of the Youth Foundation, allows students who are in higher education to contact the world of work and acquire new skills, providing an opportunity for study and analysis. In this scenario, the central objective of this dissertation is to investigate the perceptions about the expected and acquired soft skills by participants in PEJENE internships, in the context of a pandemic, in 2020. In addition, it is useful to understand how interns, companies and the PEJENE program reacted to the pandemic situation, as well as the influence that may have existed on the motivation to carry out these internships and (ability to) deal with this new reality. Methodologically, an empirical, cross-sectional study was carried out, with data triangulation, through a quantitative methodology (by applying two online questionnaires) and qualitative (by conducting an interview). The sample results indicate that, although the pandemic had an influence on the labor market, for interns and entrepreneurs it did not significantly interfere with the acquisition of skills, especially in the gap between expected and obtained skills, contrary to what was exposed by the person in charge of PEJENE. In terms of the theoretical-practical implications of this work, working on transversal skills is a resource and capacity, necessary to respond to the demands and unpredictability of the market. This research has the singularity of thinking about a social problem, reinforced by the Youth Foundation's interest in analyzing the profile of transversal skills in a pandemic period.

Description

Keywords

Estágio PEJENE Pandemia Competências transversais Mercado de trabalho Empregabilidade Internship Pandemic Transversal skills Labor market Employability

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License