Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto da implementação de exercícios técnicos de consciencialização corporal na iniciação à aprendizagem do violino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Maria_Faria_MEM_2025.pdf5.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, na especialização em Instrumento (Violino), apresenta as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada e integra o Projeto de Investigação. O trabalho organiza-se em três capítulos principais. O primeiro capítulo dedica-se à caracterização da instituição de realização do estágio, o Conservatório de Música do Porto. O segundo capítulo descreve a Prática de Ensino Supervisionada, incluindo a caracterização dos docentes e dos alunos, a apresentação das matrizes curriculares e a análise das aulas observadas, cooperadas e planificadas. O terceiro capítulo incide sobre o Projeto de Investigação, intitulado “O Impacto da Prática de Exercícios Técnicos de Consciencialização Corporal na Aprendizagem Inicial do Violino”, no qual se analisou a influência da implementação de exercícios, inspirados em autores de referência como Paul Rolland, Géza Szilvay e Mimi Zweig, no desenvolvimento técnico de alunos do 1.º Ciclo do Colégio Efanor em fase de iniciação. Os exercícios foram organizados em três categorias: postura, membro superior esquerdo e membro superior direito, e aplicados em contexto real de ensino-aprendizagem ao longo de oito semanas, no âmbito da disciplina de Música/Orquestra. O estudo, de natureza investigação-ação, procurou avaliar o impacto da prática desses exercícios na consolidação de bases técnicas e posturais, articulando a intervenção com a revisão de literatura. Para a recolha de dados, foi aplicado um questionário de avaliação, cujos resultados foram posteriormente analisados de forma detalhada, permitindo refletir sobre os contributos desta abordagem para o ensino inicial do violino.
This report was prepared as part of the Master’s in Music Education with a specialization in Instrument (Violin). It presents the activities developed during the Supervised Teaching Practice and includes the Research Project. The work is organized into three main chapters. The first chapter characterizes the institution and contextualizes the internship, which was carried out at the Porto Conservatory of Music. The second chapter describes the Supervised Teaching Practice, including characterizing the teachers and students, presenting the curricular frameworks and analyzing the observed, cooperative and planned lessons. The third chapter focuses on the research project, titled “The Impact of Practicing Body Awareness Technical Exercises on Initial Violin Learning”. It analyses the influence of exercises inspired by authors such as Paul Rolland, Géza Szilvay and Mimi Zweig on the technical development of first-cycle students at Colégio Efanor in the beginner phase. The exercises were organized into three categories: posture; left upper limb; and right upper limb. They were applied in a real teaching and learning context over eight weeks within the Music/Orchestra subject. This action-research study aimed to evaluate the impact of practicing these exercises on consolidating technical and postural foundations by combining the intervention with a literature review. Data was collected using an evaluation questionnaire, and the results were analyzed in detail to allow reflection on the contributions of this approach to initial violin teaching.

Description

Keywords

Ensino do violino Exercícios técnicos Consciencialização corporal Iniciação Postura Membro superior esquerdo Membro superior direito Violin teaching Technical exercises Body awareness Beginner level Posture Left upper limb Right upper limb

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence