Repository logo
 
Publication

Carlos Guastavino: obras selecionadas para clarinete e piano

dc.contributor.advisorCoimbra, Daniela da Costa
dc.contributor.advisorSaiote, António Manuel Correia
dc.contributor.authorBento, Tiago Filipe Silva
dc.date.accessioned2018-07-30T17:18:11Z
dc.date.available2018-07-30T17:18:11Z
dc.date.issued2018-06-25
dc.description.abstractO objectivo do presente projecto artístico foi o de adquirir um maior conhecimento sobre o compositor argentino Carlos Guastavino (1912-2000) e sobre as características que este imprimiu à sua obra para clarinete e piano. Pretendeu-se ainda contribuir para a divulgação de peças raramente incluídas nos recitais de clarinete, partindo da análise das partituras e do estudo do contexto em que estas foram criadas como elementos essenciais para a sua interpretação, a qual procurou uma aproximação informada às intenções originais do compositor. Para tal, realizou-se uma biografia de Guastavino, tentando contextualizar a sua vida e obra numa identidade nacional argentina. Realizaram-se posteriormente entrevistas a dois clarinetistas intérpretes da sua obra, Florent Héau e Luis Rossi. Finalmente realizou-se uma análise interpretativa das obras que foram apresentadas em recital, tentando realizar um conceito artístico o mais informado possível. Verificou-se que as cinco obras apresentadas no recital (Tonada y Cueca – 1965, Sonata para Clarinete e Piano – 1971, Rosita Iglesias – 1966, Se equivocó la Paloma – 1941 e Pueblito, mi Pueblo – 1942) estão unidas pela influência da música folclórica argentina, demonstrando todas elas características simultaneamente nacionalistas e românticas, permitindo que a sonoridade do seu repertório seja facilmente identificada. Os conceitos acima mencionados e explorados no projecto aqui descrito foram amplamente estudados e experimentados na preparação do recital, tornando-se, teoria e prática, numa unidade indivisa.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of the present artistic project was to gain a better knowledge about the Argentine composer Carlos Guastavino (1912-2000) and his works for clarinet and piano. It was also intended to contribute to the promotion of pieces that usually are not included in clarinet recitals. To attain these aims, an interview protocol was designed and interviews were conducted with two experienced clarinetists of Guastavino’s works (Florent Héau and Luis Rossi). Then, an interpretative analysis of the works that were presented in the recital was carried out as well as the study of the context in which they were created, since these were considered essential elements for their subsequent interpretation. The data gathered from the study of the life and works of Guastavino, the interviews and the analysis aimed at achieving an artistic concept as informed as possible. It was clear that the five works presented in the recital (Tonada y Cueca - 1965, Sonata para Clarinete y Piano - 1971, Rosita Iglesias - 1966, Se equivocó la Paloma - 1941 and Pueblito, mi Pueblo - 1942) had a connection with argentinian folklore music and that all of them featured both nationalistic and romantic characteristics, allowing the sonority of these repertoire to be easily identified. The concepts mentioned above and explored in the project were extensively studied and practiced in the preparation of the recital, joining theory and practice in an undivided unity.pt_PT
dc.identifier.tid201957728pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11809
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCarlos Guastavinopt_PT
dc.subjectObras para clarinete e pianopt_PT
dc.subjectTranscrições para clarinete e pianopt_PT
dc.subjectIdentidade musical argentinapt_PT
dc.subjectWorks for clarinet and pianopt_PT
dc.subjectTranscriptions for clarinet and pianopt_PT
dc.subjectArgentinian musical identitypt_PT
dc.titleCarlos Guastavino: obras selecionadas para clarinete e pianopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameProjeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, especialização Clarinetept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tiago_Bento_MMIA_2018.pdf
Size:
1.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: