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A voz matricial: os mantras hindus e o canto gregoriano como estratégias técnico-interpretativas no estudo do canto lírico

dc.contributor.advisorSalgado, António Gabriel Castro Correia
dc.contributor.advisorFontes, Cecília
dc.contributor.advisorCoelho, Liliana
dc.contributor.authorSousa, Carlos Manuel Meireles de
dc.date.accessioned2019-07-16T13:48:56Z
dc.date.available2019-07-16T13:48:56Z
dc.date.issued2019-07-05
dc.description.abstractNa senda da dissertação de Mestrado A Voz Absoluta, ser cada vez mais humano, chega-nos agora A Voz Matricial, que se divide em dois momentos: o primeiro, em que é registada e refletida as aulas observadas de duas alunas do ensino secundário supletivo e de dois alunos do ensino básico integrado do Conservatório de Música do Porto, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada; o segundo, em que se realiza, como Projeto de Investigação, a revisão de algumas das ideias expostas em A voz Absoluta, ser cada vez mais humano e o seu enquadramento nas Teorias Espiritualistas da Educação. Conclui-se que a prática de cantar mantras permite um mapeamento corporal de emoções muito detalhado que, por sua vez, clarifica muito o conceito de apoio vocal e consequentemente a emissão da voz cantada; a prática de cantar gregoriano revela-se extremamente útil na homogeneização tímbrica, leveza e afinação.pt_PT
dc.description.abstractOn the path of the Master's Dissertation A voz absoluta, ser cada vez mais humano, I presente now A Voz Matricial, which is divided into two moments: the first one, in which is reflected the observed classes of four students from Oporto Conservatory of Music, within the framework of the Supervised Teaching Practice; the second, in which is presented, as a Research Project, a review of some of the ideas set forth in A Voz Absoluta and its framing in the Spiritualist Theories of Education. It is concluded that the practice of chanting mantras allows a very detailed body mapping of emotions which, in turn, greatly clarifies the concept of vocal support and consequently the vocal emission of the singing voice; the practice of Gregorian chanting proves to be extremely useful in tone colour homogenization, lightness and tuning.pt_PT
dc.identifier.tid202262812pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14385
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMantrapt_PT
dc.subjectChakrapt_PT
dc.subjectEmoçãopt_PT
dc.subjectGregorianopt_PT
dc.subjectRespiraçãopt_PT
dc.subjectVozpt_PT
dc.subjectEmotionpt_PT
dc.subjectPlainchantpt_PT
dc.subjectBreathingpt_PT
dc.subjectVoicept_PT
dc.titleA voz matricial: os mantras hindus e o canto gregoriano como estratégias técnico-interpretativas no estudo do canto líricopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Cantopt_PT

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