Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Isabel Gameiro
dc.contributor.authorMadureira, Juliana Raquel Pinheiro
dc.date.accessioned2016-11-24T15:59:02Z
dc.date.available2016-11-24T15:59:02Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Este relatório procura ilustrar a experiência vivida ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A prática pedagógica supervisionada decorreu no Jardim de Infância da Vilarinha e teve como finalidade a integração da estagiária na vida profissional de uma forma progressiva e orientada, através da experimentação das diferentes fases do processo educativo em contexto real. Esta oportunidade visa desenvolver todas as competências profissionais da estagiária enquanto educadora de infância, através do desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo, tornando-a num indivíduo capaz de responder aos desafios e exigências da sua futura profissão. A estagiária iniciou a sua prática pedagógica baseando-se na técnica da observação, de forma, a recolher informações sobre o grupo de crianças, os recursos humanos e materiais que integram a sala de atividades; a organização do tempo, dos materiais e do espaço, como também, das interações entre todos os intervenientes do processo educativo. Para além, desta observação direta, a estagiária recolheu informações acerca do projeto educativo da escola e do projeto curricular de grupo, como também, dos projetos e atividades em curso. Esta técnica permitiu, posteriormente, à estagiária um suporte para a planificação, ação e a avaliação, que teve em consideração, a articulação das diferentes áreas de conteúdo. Neste processo de formação, a estagiária desenvolveu competências que no futuro a ajudarão a ser uma melhor profissional da educação, destacando-se, o desenvolvimento da estimulação, sensibilidade e autonomia, bem como, o desenvolvimento de uma melhor prática no exercício da observação e planificação. Contudo a estagiária tem consciência que necessita explorar e aperfeiçoar outras competências, tais como, a avaliação e a expressão por recurso à linguagem escrita.pt_PT
dc.description.abstractRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report seeks to illustrate the experience along the Supervised Pedagogical Practice developed within the course of Supervised Pedagogical Practice integrated in the 2º Teaching Level – Master Degree on Preschool Education and Basic School First Level Teaching, the Higher Education School of the Oporto’s Polytechnic. The supervised teaching practice took place in the kindergarten of Vilarinha and aimed to the integration of the trainee in the professional life in a progressive and orientaded way, through the experimentation of the different phases of the educational process in the real context. This opportunity aims to develop all the professional skills of the trainee as a kindergarten teacher, through the development of critical and reflective spirit, turning her in an individual capable of meeting the challenges and demands of her future profession. The trainee began her teaching practice based on the observation technique, in order to; collect information about the group of children; human and material resources that integrate the activities room; organizing time, materials and space, as well as the interactions among all stakeholders in the educational process. In addition to this direct observation, the trainee has collected information about the educational project of the school and the curricular group project, as well as, the ongoing projects and activities. This technique allowed, posteriorly, to the trainee a support for planning, action and evaluation, which took into account the interaction between the different content areas. In this process of training, the trainee has developed future skills that will help her be a better professional educator, emphasizing the development of stimulation, sensibility and autonomy, as well as the development of a better practice in the exercise of observation and planning. However, the trainee is aware of the need to explore and refine other skills, such as evaluation and expression through the use of written language.pt_PT
dc.description.abstractRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Os estágios desenvolvidos resultam de um processo contínuo e formativo da mestranda, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Todo este processo englobou a Prática Pedagógica Supervisionada, em dois contextos distintos. Entre março e junho de 2013, a mestranda desenvolveu o seu estágio na Educação Pré-Escolar na Escola Básica e Jardim de Infância da Vilarinha e, relativamente à valência de 1º Ciclo do Ensino Básico, a mestranda desenvolveu o seu trabalho na Escola Básica da Torrinha, entre outubro de 2013 e janeiro de 2014. O relatório espelha todo o percurso da mestranda no seu desenvolvimento pessoal e profissional, no qual procurou desenvolver uma atitude profissional crítico-reflexiva, investigativa e potenciadora de uma conduta profissional autónoma e responsável. Ao longo dos estágios desenvolvidos, a mestranda utilizou a metodologia da investigação-ação, de forma a atuar para a melhoria da sua prática profissional, através de um conjunto de fases interrelacionadas – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Neste processo de formação, a mestranda desenvolveu diversas competências que a ajudaram a compreender melhor a tarefa de ser Educador, e a complexidade deste trabalho.pt_PT
dc.description.abstractRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report is a result of the continuous and formative process of the student, integrating the Pedagogic Supervised Practise, integrating the Master Degree on Preschool Education and Basic School First Level Teaching, in Superior School Education of Porto. All of this process as joined the Pedagagical Supervised Practise, in two distinct contexts. Between march and june 2013, the student developed her work in the Escola Básica/jardim de Infância da Vilarinha in the kindergarten ages, and between October 2013 and January 2014, the student worked with children the primary school stage. This report focuses on both these experiences. The report shows all the aspects the student has worked on, regarding her personal and professional development, in which she intend to develop a professional, investigative and critical attitude, leading to a responsible and autonomous behaviour. All along the developed work, the student used the investigative-active methodology, as a way to improve her professional practise, throughout a group of inter-linked stages _ observation, planning, action, reflection and evaluation. In this formative process, the student as developed several competences that has helped her to better understand the task of being an educator, and the complexity of this profession.pt_PT
dc.identifier.tid201350459
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8693
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectPrática pedagógica supervisionadapt_PT
dc.subjectFormação pessoal e profissionalpt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectPersonal and professional trainingpt_PT
dc.subjectReflexionpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoal e profissionalpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectPersonal and professional developmentpt_PT
dc.subjectInvestigation-actionpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.titleRelatório de estágio de qualificação profissionalpt_PT
dc.title.alternativeRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_JulianaMadureira_2014_EPE.pdf
Size:
3.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
DM_JulianaMadureira_2015_E1CEB.pdf
Size:
5.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: