Repository logo
 
Publication

As crianças da “Zona Cinzenta” e a aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
dc.contributor.authorFerreira, Sónia Lisete Poças Soares
dc.date.accessioned2022-04-19T13:54:47Z
dc.date.available2022-04-19T13:54:47Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractAo longo dos anos a área da educação tem-se deparado com um sem número de obstáculos, alguns deles facilmente ultrapassáveis, outros nem tanto. Entre alguns destes problemas está a falta de inclusão de alunos com dificuldades na escola. Este trabalho foca-se, sobretudo, neste tema, em que se procura estudar abordagens e estratégias que podem ser mobilizadas no ensino de inglês como língua estrangeira, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, de modo a incluir estes mesmos alunos, tendo como pano de fundo o espírito de entreajuda e colaboração entre pares. O objetivo deste estudo foi o de levar a cabo um estudo centrado em práticas inclusivas equacionadas e implementadas no contexto de Prática de Ensino Supervisionada, de forma a que alunos sem enquadramento ao nível das necessidades adicionais de suporte sejam também verdadeiramente incluídos nas atividades de ensino e aprendizagem de inglês. Levei a cabo um estudo de natureza etnográfica com contornos de investigação-ação em que utilizei os seguintes instrumentos de recolha de dados: questionários a aplicar a alunos e professores, focus groups, fichas de trabalho adaptadas e notas de campo. Os resultados mostram que, relativamente aos questionários aplicados a alunos, o uso de metodologias variadas na sala de aula, constitui uma mais-valia não apenas na resolução de problemas de ensino aprendizagem de alunos com dificuldades de aprendizagem como na inclusão dos mesmos. A acrescentar aos variados recursos, a atribuição de tarefas a serem realizadas entre pares ou em grupos, de modo a promover não apenas a entreajuda, como também a colaboração dos elementos da turma, revelaram-se também profícuas. Dos questionários aplicados aos professores, e no que diz respeito ao Focus Group, concluo que todo o trabalho é realizado em equipa com os seguintes elementos: professores titulares de turma, professora do Ensino Especial, pais, incluindo sempre que possível outros elementos da área da educação.pt_PT
dc.description.abstractOver the years, the field of education has faced countless obstacles, some of them easily surmountable, others not so much. Among some of these problems is the lack of inclusion of students with difficulties in school. This work focuses, above all, on this theme and on studying approaches and strategies that can be mobilized in the teaching of English as a foreign language, in the context of the 1st Cycle of Basic Education, in order to include these same students, against the background the spirit of mutual help and collaboration among peers. This study’s aim was to carry out a study centered on inclusive practices equated and implemented in the context of Supervised Teaching Practice, so that students with additional support needs are truly included in English teaching and learning activities. We caried out an ethnographic study with an action-research outline in which we will use the following data collection instruments: questionnaires to be applied to students and teachers, focus groups, adapted worksheets, and field notes. The results show that the use of different methodologies in the classroom is an asset not only in solving teaching-learning problems for students with learning difficulties, but also in their inclusion. Regarding the questionnaires applied to students, the use of different methodologies in the classroom is an asset not only in solving teaching-learning problems for students with learning difficulties, but also in their inclusion. In addition to the various resources, the assignment of tasks to be carried out in pairs or in groups, in order to promote not only mutual help, but also the collaboration of the elements of the class, proved to be quite useful. From the questionnaires applied to the teachers, and with regard to the Focus Group, I conclude that all the work is carried out in a team with the following elements: headteachers of the class, Special Education teacher, parents, including whenever possible other elements of the area of education.pt_PT
dc.identifier.tid202993850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20389
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectDificuldades aprendizagempt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectEntreajudapt_PT
dc.subjectLíngua inglesapt_PT
dc.subjectLearning difficultiespt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectMutual aidpt_PT
dc.subjectEnglish languagept_PT
dc.titleAs crianças da “Zona Cinzenta” e a aprendizagem de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_Sonia Ferreira_2022.pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission