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Employee value proposition para os profissionais da tecnologia da informação

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Cláudia Moreira
dc.contributor.advisorMeirinhos, Viviana Andrade
dc.contributor.authorCosta, Mayra Lucchesi D’Ângelo
dc.date.accessioned2022-02-14T09:14:20Z
dc.date.available2022-02-14T09:14:20Z
dc.date.issued2020-11-23
dc.description.abstractO mercado de trabalho muda diariamente, entre outras razoes devido à mudança tecnológica, e com ela a necessidade crescente de profissionais de Tecnologias de Informação. Os estudos já desenvolvidos com este grupo específico e a experiência dos profissionais de Recursos Humanos mostra dificuldades e desafios acrescidos na atração e retenção. Pretende-se identificar o Employee Value Proposition (EVP) como estratégia para a contratação e retenção destes profissionais. Neste estudo, além dessa caracterização, procurou-se verificar diferenças entre profissionais com características demográficas diferentes. Responderam 211 profissionais de países ao inquérito online realizado. O EVP identificado inclui: salário, trabalhar com tecnologias novas (em geral), vários tipos de flexibilidade, em particular trabalhar fora do escritório, progressão de carreira, formação e menos horas extras. Este estudo acrecenta porque se encontraram diferenças quanto ao género e não relativamente à idade, o que é inovador face à literatura. No futuro, seria interessante verificar os resultados obtidos em novos estudos, assim como aprofundar o que estes profissionais valorizam da cultura, assim como se há diferenças culturais entre as empresas de diferentes paises.pt_PT
dc.description.abstractThe labor market changes daily, among other reasons due to technological change, and with it the growing need for IT professionals. The studies already developed with this specific group and the experience of Human Resources professionals show increased difficulties and challenges in attraction and retention. We intend to identify the Employee Value Proposition (EVP) as a strategy for hiring and retaining these professionals. In this study, besides this characterization, we tried to verify differences between professionals with different demographic characteristics. A total of 211 country professionals responded to the online survey conducted. The identified EVP includes: salary, working with new technologies (in general), various kinds of flexibility, in particular working outside the office, career progression, training, and less overtime. This study adds because differences were found with respect to gender and not age, which is innovative in relation to the literature. In the future, it would be interesting to verify the results obtained in new studies, as well as to deepen what these professionals value from the culture, as well as if there are cultural differences between companies from different countries.pt_PT
dc.identifier.tid202939430pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19959
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTIpt_PT
dc.subjectEVPpt_PT
dc.subjectOrganizaçõespt_PT
dc.subjectDimensõespt_PT
dc.subjectProfissionaispt_PT
dc.subjectCaracterísticaspt_PT
dc.subjectOrganizationspt_PT
dc.subjectCharacteristicspt_PT
dc.subjectDimensionspt_PT
dc.subjectProfessionalspt_PT
dc.titleEmployee value proposition para os profissionais da tecnologia da informaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão e Desenvolvimento de Recursos Humanospt_PT

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