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Authors
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Abstract(s)
The digital transformation and the intensification of the use of social media as a news distribution channel has changed the way in which individuals consume news, redefining the role of news media in society. Therefore, this new scenario allowed the potentiation of the dissemination of false news, which in addition to having repercussions in the area of politics (may favor the ideological polarization of society, threatening the democratic system), health (may cause barriers to sharing and access content on medical procedures to be followed, which in extreme cases can stimulate a health crisis) and social, can mainly “distort an informed citizenship”, due to the pressure exerted on society's critical thinking.
Taking into account the growing contact with fake news, we proposed to assess the perceived ability to identify fake news, seeking to understand the influence of news information consumption behavior, the perception of informational disorder and the experience with the media on the perceived ability to identify false information (fake news) among higher education students.
A descriptive, quantitative portrait was conducted, following a hypothetical-deductive design, through a questionnaire survey of a sample of 268 polytechnic higher education students, residing in the districts of the North region of Portugal.
The results show a set of factors that influence the perceived ability to identify false news, namely, the level of self-accountability and autonomy regarding misinformation and news information, the frequency of contact with false news/information, the alert behaviors of third-party and independent verification of information, the interest in hard news, as well as the experience of purchasing news content or services. We believe that the factual knowledge generated, as well as the procedures used, offer relevant contributions to the academic and scientific community and to society in general.
A transformação digital e a intensificação de uso das redes sociais como canal de distribuição de notícias tem vindo a modificar a forma como os indivíduos consomem notícias, redefinindo o papel dos media noticiosos na sociedade. Por conseguinte, este novo cenário permitiu a potenciação da disseminação de notícias falsas, que para além de ter repercussões na área da política (podem favorecer a polarização ideológica da sociedade, ameaçando o sistema democrático), da saúde (podem causar barreiras à partilha e acesso a conteúdos sobre procedimentos médicos a seguir, sendo que em casos extremos pode estimular uma crise sanitária) e social, pode, principalmente, “desvirtuar uma cidadania informada”, devido à pressão exercida sobre o pensamento crítico da sociedade. Tendo em conta o crescente contacto com fake news, propusemo-nos avaliar a capacidade percebida para identificar notícias falsas, procurando entender a influência do comportamento de consumo de informação noticiosa, da perceção relativamente à desordem informacional e da experiência com os media na capacidade percebida para identificar informação falsa (fake news), entre os estudantes do ensino superior. Conduziu-se um retrato descritivo, de natureza quantitativa, seguindo um desenho hipotético-dedutivo, através de um inquérito por questionário a uma amostra de 268 estudantes do ensino superior politécnico, residentes nos distritos da região Norte de Portugal. Os resultados evidenciam um conjunto de fatores que exercem influência sobre a capacidade percebida para identificar notícias falsas, nomeadamente, o nível de autorresponsabilização e autonomia relativamente à desinformação e à informação noticiosa, a frequência de contacto com notícias/informação falsas, os comportamentos de alerta de terceiros e de verificação autónoma de informação, o interesse por notícias hard, bem como a experiência de compra de conteúdos ou serviços noticiosos. Acreditamos que o conhecimento factual gerado, bem como os procedimentos utilizados, oferecem contributos relevantes para comunidade académica, científica e para a sociedade em geral.
A transformação digital e a intensificação de uso das redes sociais como canal de distribuição de notícias tem vindo a modificar a forma como os indivíduos consomem notícias, redefinindo o papel dos media noticiosos na sociedade. Por conseguinte, este novo cenário permitiu a potenciação da disseminação de notícias falsas, que para além de ter repercussões na área da política (podem favorecer a polarização ideológica da sociedade, ameaçando o sistema democrático), da saúde (podem causar barreiras à partilha e acesso a conteúdos sobre procedimentos médicos a seguir, sendo que em casos extremos pode estimular uma crise sanitária) e social, pode, principalmente, “desvirtuar uma cidadania informada”, devido à pressão exercida sobre o pensamento crítico da sociedade. Tendo em conta o crescente contacto com fake news, propusemo-nos avaliar a capacidade percebida para identificar notícias falsas, procurando entender a influência do comportamento de consumo de informação noticiosa, da perceção relativamente à desordem informacional e da experiência com os media na capacidade percebida para identificar informação falsa (fake news), entre os estudantes do ensino superior. Conduziu-se um retrato descritivo, de natureza quantitativa, seguindo um desenho hipotético-dedutivo, através de um inquérito por questionário a uma amostra de 268 estudantes do ensino superior politécnico, residentes nos distritos da região Norte de Portugal. Os resultados evidenciam um conjunto de fatores que exercem influência sobre a capacidade percebida para identificar notícias falsas, nomeadamente, o nível de autorresponsabilização e autonomia relativamente à desinformação e à informação noticiosa, a frequência de contacto com notícias/informação falsas, os comportamentos de alerta de terceiros e de verificação autónoma de informação, o interesse por notícias hard, bem como a experiência de compra de conteúdos ou serviços noticiosos. Acreditamos que o conhecimento factual gerado, bem como os procedimentos utilizados, oferecem contributos relevantes para comunidade académica, científica e para a sociedade em geral.
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Keywords
Notícias falsas Desordem informacional Hábitos e atitudes Verificação da informação Literacia mediática False news Information disorder Habits and attitudes Information verification Media lit