Repository logo
 
Publication

Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita

dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.contributor.authorMorgado, Celda (Choupina, Celda)
dc.contributor.authorCadime, Irene
dc.contributor.authorSantos, Sandra
dc.contributor.authorRodrigues, Bruna
dc.contributor.authorCosta, Helena
dc.contributor.authorCosme, Maria
dc.contributor.authorRamos, Rui
dc.date.accessioned2024-01-31T12:44:00Z
dc.date.available2024-01-31T12:44:00Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.description.abstractO conhecimento científico produzido nas últimas décadas no que concerne ao ensino da leitura e da escrita deve ser apropriado por quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas e deve ser transformado em práticas refletidas. Esta obra, que resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação, pretende contribuir para essa apropriação. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível das regras de conversão grafema-fonema e fonema-grafema, evitando a cristalização de dificuldades iniciais, bem como ao nível da compreensão da leitura. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente por alunos oriundos de níveis socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn978-989-35218-2-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24899
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFundação Vasco Vieira de Almeida e Fundação Calouste Gulbenkianpt_PT
dc.relationProjeto financiado pela Câmara Municipal de Guimarães e apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e por fundos nacionais (PIDDAC), através das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID/PSI/01662/2019; UID/CIEC/00317/2019), estando associado ao Centro de Investigação em Psicologia-UM e ao Centro de Investigação em Estudos da Criança-UMpt_PT
dc.subjectLeitura e Escritapt_PT
dc.subjectEnsino da Leitura e da Escritapt_PT
dc.subjectModelos multinívelpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.titleArriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escritapt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
person.familyNameViana
person.familyNameRibeiro
person.familyNameGonçalves Morgado
person.familyNameCadime
person.familyNameSantos
person.familyNameBatista Rodrigues
person.familyNameRamos
person.givenNameFernanda Leopoldina
person.givenNameIolanda
person.givenNameCelda Maria
person.givenNameIrene
person.givenNameSandra Cristina Silva
person.givenNameBruna Mayara
person.givenNameRui
person.identifier1785563
person.identifier.ciencia-idB41C-1357-5C26
person.identifier.ciencia-id9115-3EC8-DEF6
person.identifier.ciencia-idD81E-CE1D-8492
person.identifier.ciencia-idB41B-E47E-EE95
person.identifier.ciencia-id4215-C51C-5FE1
person.identifier.ciencia-id9A1B-A933-55BC
person.identifier.ciencia-id4F1D-352E-41A0
person.identifier.orcid0000-0002-5101-6454
person.identifier.orcid0000-0001-9669-6898
person.identifier.orcid0000-0001-8285-4824
person.identifier.orcid0000-0003-1625-5932
person.identifier.orcid0000-0001-5950-5896
person.identifier.scopus-author-id54888933000
person.identifier.scopus-author-id56543692500
person.identifier.scopus-author-id55808214300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication405f153a-b2a9-48df-9a34-ffcb12eebf8a
relation.isAuthorOfPublicationc6e1fbb3-3f2d-4833-ae0c-ba456ee3a668
relation.isAuthorOfPublicationf838bd84-424e-4a69-a818-49a0c8fa923e
relation.isAuthorOfPublicationf37929e4-fda3-4e1e-86fc-3cf934dd270a
relation.isAuthorOfPublicationeb42e93d-327e-48b9-b377-db332a722cc2
relation.isAuthorOfPublicationc9a678a2-0e77-4cb2-86f8-2b13499edcae
relation.isAuthorOfPublication4ca1caaf-4d64-4e5f-95f9-00f1a60fd721
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf838bd84-424e-4a69-a818-49a0c8fa923e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
L_CeldaMorgado_2023.pdf
Size:
6.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: