Publication
Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda | |
dc.contributor.author | Morgado, Celda (Choupina, Celda) | |
dc.contributor.author | Cadime, Irene | |
dc.contributor.author | Santos, Sandra | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Bruna | |
dc.contributor.author | Costa, Helena | |
dc.contributor.author | Cosme, Maria | |
dc.contributor.author | Ramos, Rui | |
dc.date.accessioned | 2024-01-31T12:44:00Z | |
dc.date.available | 2024-01-31T12:44:00Z | |
dc.date.issued | 2023-12-12 | |
dc.description.abstract | O conhecimento científico produzido nas últimas décadas no que concerne ao ensino da leitura e da escrita deve ser apropriado por quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas e deve ser transformado em práticas refletidas. Esta obra, que resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação, pretende contribuir para essa apropriação. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível das regras de conversão grafema-fonema e fonema-grafema, evitando a cristalização de dificuldades iniciais, bem como ao nível da compreensão da leitura. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente por alunos oriundos de níveis socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-35218-2-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24899 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Fundação Vasco Vieira de Almeida e Fundação Calouste Gulbenkian | pt_PT |
dc.relation | Projeto financiado pela Câmara Municipal de Guimarães e apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e por fundos nacionais (PIDDAC), através das Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UID/PSI/01662/2019; UID/CIEC/00317/2019), estando associado ao Centro de Investigação em Psicologia-UM e ao Centro de Investigação em Estudos da Criança-UM | pt_PT |
dc.subject | Leitura e Escrita | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Leitura e da Escrita | pt_PT |
dc.subject | Modelos multinível | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.title | Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
person.familyName | Viana | |
person.familyName | Ribeiro | |
person.familyName | Gonçalves Morgado | |
person.familyName | Cadime | |
person.familyName | Santos | |
person.familyName | Batista Rodrigues | |
person.familyName | Ramos | |
person.givenName | Fernanda Leopoldina | |
person.givenName | Iolanda | |
person.givenName | Celda Maria | |
person.givenName | Irene | |
person.givenName | Sandra Cristina Silva | |
person.givenName | Bruna Mayara | |
person.givenName | Rui | |
person.identifier | 1785563 | |
person.identifier.ciencia-id | B41C-1357-5C26 | |
person.identifier.ciencia-id | 9115-3EC8-DEF6 | |
person.identifier.ciencia-id | D81E-CE1D-8492 | |
person.identifier.ciencia-id | B41B-E47E-EE95 | |
person.identifier.ciencia-id | 4215-C51C-5FE1 | |
person.identifier.ciencia-id | 9A1B-A933-55BC | |
person.identifier.ciencia-id | 4F1D-352E-41A0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5101-6454 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9669-6898 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8285-4824 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1625-5932 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5950-5896 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54888933000 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56543692500 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55808214300 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 405f153a-b2a9-48df-9a34-ffcb12eebf8a | |
relation.isAuthorOfPublication | c6e1fbb3-3f2d-4833-ae0c-ba456ee3a668 | |
relation.isAuthorOfPublication | f838bd84-424e-4a69-a818-49a0c8fa923e | |
relation.isAuthorOfPublication | f37929e4-fda3-4e1e-86fc-3cf934dd270a | |
relation.isAuthorOfPublication | eb42e93d-327e-48b9-b377-db332a722cc2 | |
relation.isAuthorOfPublication | c9a678a2-0e77-4cb2-86f8-2b13499edcae | |
relation.isAuthorOfPublication | 4ca1caaf-4d64-4e5f-95f9-00f1a60fd721 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f838bd84-424e-4a69-a818-49a0c8fa923e |