Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Leitura à primeira vista: a importância do desenvolvimento desta competência nas aulas de harpa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Carlota_Monteiro_MEM_2024.pdf5.46 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada foi concretizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, ministrado pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e Escola Superior de Educação. Este trabalho integra, não só as várias atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, como também o Projeto de Investigação elaborado, no qual foi analisada a importância de desenvolver a capacidade de leitura à primeira vista, com os alunos, nas aulas de harpa. O primeiro capítulo deste relatório designa-se de Guião de Observação da Prática Musical, no qual é introduzida a instituição de ensino onde foi realizado o estágio, dando a conhecer a escola, a comunidade educativa e as diferentes atividades escolares e artísticas nesta desenvolvidas. Em seguida, no capítulo intitulado Prática de Ensino Supervisionada, é apresentado o relatório de todas atividades realizadas no estágio (incluindo planificações, registos de observação de aulas, atividades extracurriculares), como também os programas e as matrizes das disciplinas lecionadas, concluindo com uma reflexão final sobre todo o processo. A última secção deste trabalho consiste num Projeto de Investigação, desenvolvido em torno da importância do desenvolvimento da leitura à primeira vista nas aulas de harpa, reunindo os conhecimentos existentes acerca deste tema, bem como uma análise dos recursos e da realidade atual desta prática nas aulas de harpa, em Portugal, recorrendo a métodos de recolha de dados, como os inquéritos por questionário e entrevista. Através deste projeto de investigação foi possível constatar que os professores de harpa, em Portugal, não só reconhecem a importância e exigência desta atividade, como também a integram nas suas aulas. Para além disso, foi possível identificar as maiores dificuldades dos alunos de harpa na realização de tarefas de leitura, para as quais foram propostas diversas estratégias, baseadas na revisão de literatura.
The presented Supervised Teaching Practice Report was carried out as part of the Master's Degree in Music Education, offered by the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto and the Escola Superior de Educação. This work includes not only the various activities developed at the Conservatório de Música do Porto during the Supervised Teaching Practice but also the Research Project undertaken, which analyzed the importance of developing sight-reading skills with students in harp lessons. The first chapter of this report is entitled Observation Guide of Musical Practice, which introduces the educational institution where the internship took place, providing information about the school, the educational community, and the different academic and artistic activities conducted there. Next, in the chapter titled Supervised Teaching Practice, a report of all activities conducted during the internship is presented (including lesson plans, class observation records, extracurricular activities), as well as the programs and syllabi of the subjects taught, concluding with a final reflection on the entire process. The last section of this work consists of a Research Project, developed around the importance of developing sight-reading skills in harp lessons, gathering existing knowledge on this topic, as well as an analysis of the resources and current reality of this practice in harp lessons in Portugal, using data collection methods such as questionnaires and interviews. Through this research project, it was found that harp teachers in Portugal not only recognize the importance and demands of this activity but also incorporate it into their lessons. Additionally, it was possible to identify the main difficulties harp students face in performing reading tasks, for which various strategies were proposed based on the literature review.

Description

Keywords

Prática educativa Leitura à primeira vista Harpa Pedagogia Estratégias Recursos Educational practice Sight-reading Harp Pedagogy Strategies Resources

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License