Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Catarina Pereira da Silva

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorSilva, Catarina Pereira da
dc.date.accessioned2022-09-08T10:11:54Z
dc.date.available2022-09-08T10:11:54Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório pretende espelhar o percurso formativo da mestranda no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento evidencia-se basilar na identidade pessoal e profissional da futura docente, já que se constituiu como um espaço de construção do saber pensar e agir nos ambientes de ação, de forma contextualizada, crítica, indagadora e reflexiva. Os pressupostos teóricos e legais nortearam as práticas, estabelecendo uma articulação entre as caraterísticas dos dois contextos educativos e mobilizando conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos. Salienta-se a importância concebida nesta interseção, que emergiu de uma aproximação à Metodologia de Investigação-Ação, uma vez que permitiu o desenvolvimento de práticas educativas refletidas, a partir de uma observação sistemática dos contextos educativos. A ação pedagógica desenvolvida seguiu a Metodologia de Trabalho de Projeto, tendo sido constantemente orientada por um paradigma humanista e socio construtivista, onde a criança desempenhou um papel ativo e participativo no seu processo de ensino e de aprendizagem. Além disso, este documento traduz o trabalho colaborativo e de coadjuvação entre os intervenientes do processo educativo, num clima de negociação, democracia, aceitação e confiança, que se constituíram essenciais na construção das aprendizagens, competências, crenças e valores. O perfil duplo da futura docente permitirá, de forma contextualizada e integrada, articular e dar continuidade ao processo educativo da criança, formando cidadãos ativos para viverem em sociedade.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report aims to mirror the development process of the master's student during the Supervised Educational Practice in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. This document evidence is basilar on the personal and professional development of the future teacher, since it is a space for the construction of knowing how to think and act in the educational environment, in a contextualized, critical, inquiring way as well as reflective. The theoretical and legal assumptions guided the practices, establishing an articulation between the characteristics of the two educational contexts and mobilizing scientific, pedagogical and didactic knowledge. The importance conceived in this intersection is highlighted, which emerged from an approximation to the Research-Action Methodology, since it allowed the development of educational practices reflected, based on a systematic observation of educational contexts. The pedagogical action developed followed the Project Work Methodology whilst being constantly guided by a humanist and socio-constructivist paradigm, where the child played an active and participatory role in their teaching and learning process. Furthermore, this document translates the collaborative and supportive work between all the actors in the educational process in an atmosphere of negotiation, democracy, acceptance and trust, that were essential in the construction of learnings, competences, beliefs and values. The dual profile of the future teacher will allow, in a contextualized and integrated way, articulating and continuing the child's educational process, forming active citizens to live in society.pt_PT
dc.identifier.tid203073380
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20835
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFormação inicial docente perfil duplopt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectDocente reflexivopt_PT
dc.subjectMetodologia de Trabalho de Projetopt_PT
dc.subjectInitial teacher training double profilept_PT
dc.subjectResearch-action methodologypt_PT
dc.subjectReflective teacherpt_PT
dc.subjectProject Work Methodologypt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Catarina Pereira da Silvapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM__Catarina Silva_2022.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: