Repository logo
 
Publication

Ferramentas de gestão linguística na internacionalização do negócio eletrónico

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Alexandra Marina Nunes de
dc.contributor.advisorGonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente Oliveira
dc.contributor.authorAguiar, Carina Isabel Gomes
dc.date.accessioned2021-03-15T14:27:30Z
dc.date.available2021-03-15T14:27:30Z
dc.date.issued2021-01-29
dc.description.abstractNuma era em que os negócios se internacionalizam a nível global, as empresas que pretendam ter sucesso no mercado competitivo da atual economia digital têm de ser capazes de identificar e ultrapassar as barreiras que se apresentam ao negócio eletrónico.. A presente dissertação foca-se na língua como fator que condiciona a experiência do utilizador digital no processo de compra online. Efetivamente cada vez mais o utilizador que acede a um site com o intuito de comprar é multilingue e prefere pesquisar e adquirir um produto/serviço na língua materna, pelo que a língua é um aspeto a ter em consideração desde o primeiro momento que o consumidor estabelece contacto com o produto. Assim, tem-se assistido gradualmente a um despertar de consciência para a necessidade de localizar a oferta online, disponibilizando contéudo traduzido e culturalmente adaptado tendo em conta as especificidades do mercado ao qual se pretende expandir. A tradução automática, associada à inteligência artificial, tem sido uma das apostas por parte de muitos negócios online para ultrapassar a questão da língua, (quando não comum entre duas partes que comunicam) como barreira ao negócio eletrónico. Este estudo apresenta uma revisão de literatura sistemática que pretende explorar se a língua é, efetivamente, um fator importante influenciador na compra online através de uma plataforma de comércio eletrónico. Simultaneamente, a discussão extende-se a ferramentas artificiais de gestão linguística, nomedamente à tendência de localizar e traduzir automaticamente o produto/serviço online e de disponiblizar assistentes virtuais que, recorrendo aos avanços na área de Natural Language Processing (NLP), melhoram significativamente a experiência do utilizador, aumentando, assim, a satisfação do mesmo.pt_PT
dc.description.abstractIn an era when business is internationalized globally, companies that wish to succeed in the competitive market of the current digital economy must be able to identify and overcome the barriers that present themselves to e-business. This dissertation focuses on language as a factor that conditions the digital user's experience in the online shopping process. Effectively, the user who accesses a website with the intention of buying is progressively multilingual and prefers to research and purchase a product / service in the mother tongue, so the language is an aspect to be taken into account from the first moment that the consumer establishes contact with the product. Thus, there has been a gradual awakening of awareness towards the need to locate the offer online, providing translated and culturally adapted content taking into account the specificities of the targeted market. Automatic translation, related to artificial intelligence,, has been one of the investments on behalf of many online businesses to overcome the issue of language (when not common between two communicating parties) as a barrier to electronic business. This study presents a systematic literature review that aims to explore whether language is, in fact, an important influencing factor in online shopping through an e-commerce platform. Simultaneously, the discussion extends to artificial language management tools, namely the tendency to automatically locate and translate the product / service online and to make virtual assistants available, which, using advances in the area of Natural Language Processing (NLP), shall improve significantly the user experience, thereby increasing user satisfaction.pt_PT
dc.identifier.tid202667006pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17490
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLínguapt_PT
dc.subjectComércio eletrónicopt_PT
dc.subjectTradução automáticapt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectLanguagept_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.subjectMachine translationpt_PT
dc.subjectE-commercept_PT
dc.titleFerramentas de gestão linguística na internacionalização do negócio eletrónicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameNegócio Eletrónicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Carina_Aguiar_MNE_2020.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format