Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorCruz, Mariana Isabel de Carvalho
dc.date.accessioned2018-09-24T13:58:22Z
dc.date.available2018-09-24T13:58:22Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório visa espelhar o percurso formativo desenvolvido na Prática Educativa Supervisionada, sendo um documento determinante para o desenvolvimento profissional e pessoal da docente estagiária. Neste documento estão destacados os referenciais legais e teóricos mobilizados para a prática educativa que se cruzaram com características observadas em contexto de estágio, a apresentação do mesmo e a descrição reflexiva de algumas sequências pedagógicas e didáticas desenvolvidas em contexto educativo. O trabalho desenvolvido assentou na perspetiva socioconstrutivista e sustentou-se na metodologia de investigação-ação, evidenciando o papel determinante do ciclo sistemático de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação na criação de práticas progressivamente mais coerentes e adequadas que vão ao encontro do papel de educadores e professores como agentes reflexivos de mudança e transformação. Este posicionamento crítico e reflexivo adveio das interações pedagógicas de natureza colaborativa, numa perspetiva integrada e integradora procurou-se que a criança tivesse um papel ativo na construção do seu conhecimento, uma vez que esta está no centro do processo educativo. Este caráter reflexivo foi central no percurso de formação inicial, tendo-se constituído uma base fundamental ao desenvolvimento e construção da identidade docente da mestranda. No final do documento é apresentada uma reflexão que espelha as aprendizagens desenvolvidas, as dificuldades ultrapassadas e os sentimentos vivenciados ao longo do percurso.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to reflect the formative course developed in the Supervised Educational Practice, being a determining document for the professional and personal development of the trainee teacher. In this document are highlighted the legal and theoretical references mobilized for the educational practice that were crossed with characteristics observed in the context of the internship, the presentation of the same and the reflective description of some pedagogical and didactic sequences developed in an educational context. The work developed was based on the socioconstrutivist perspective and sustained on the methodology of research-action, evidencing the determining role of the systematic cycle of observation, planning, action, reflection and evaluation in the creation of progressively more coherent and adequate practices that meet the role of educators and teachers as reflective agents of change and transformation. This critical and reflexive positioning came from pedagogical interactions of a collaborative nature. In an integrated and integrative perspective, it was sought that the child had an active role in the construction of his/her knowledge, since the child is at the center of the educational process. This reflective character was central during initial formation, constituting a fundamental basis for the development and construction of the teacher's identity. At the end of the document is presented an analysis that reflects the developed learning, the difficulties overcome and the feelings experienced along the way.pt_PT
dc.identifier.tid202029999
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11995
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectResearch-action methodologypt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ MarianaCruz_2018pdf.pdf
Size:
2.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: