Repository logo
 
Publication

A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola?

dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2022-07-25T17:05:30Z
dc.date.available2022-07-25T17:05:30Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractOs temas sensíveis na História são, atualmente, uma temática que não pode deixar de ser discutida no âmbito mais abrangente da pesquisa em Educação Histórica. Por sua vez, a presença (ou ausência) de determinadas referências curriculares oficiais espelha certa forma de interpretar e ‘orientar’ a realidade social, num enquadramento que integra, de modo inegável, uma dimensão política e ideológica. Nesse sentido, apresenta-se o resultado de uma pesquisa documental que se centrou nas referências àquelas ‘questões socialmente vivas’ presentes ou ausentes no currículo oficial definido para o Ensino Básico português. No final, pretende-se sobretudo promover uma reflexão integrada sobre o processo de ensino e de aprendizagem da História.pt_PT
dc.description.abstractToday, sensitive topics in History are a matter that can’t be left undiscussed in the more omnibus scope of the research in History Education. In its turn, the presence (or absence) of certain official curricular references reflects a way of interpreting and ‘orienting’ the social reality, in a frame that includes, undeniably, a political and ideological dimension. In that sense, we present the result of a documental research focused on the references to those ‘socially alive subjects’ present or absent in the official curriculum defined for Portuguese Basic Education. In the end, we mainly intend to promote an integrated reflection about the processes of teaching and learning History.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoreira, A. I., & Duarte, P. (2022). A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola? In M. A. Schmidt & I. Barca (Eds.), Pensamento Histórico e Humanismo (pp. 232–250). WAS Edições.pt_PT
dc.identifier.issn978-65-993846-5-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20717
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherWAS Ediçõespt_PT
dc.subjectTemas Sensíveispt_PT
dc.subjectCurrículo Prescritopt_PT
dc.subjectEducação Históricapt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.titleA partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage250pt_PT
oaire.citation.startPage232pt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.givenNameAna Isabel
person.givenNamePedro Duarte
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PEdroDuarte_2022_3.pdf
Size:
650.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: