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Authors
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Abstract(s)
The making of content that is both relevant and current is vital to satisfy and strengthen the relationship brands share with consumers. However, sometimes it is difficult to know where to allocate the companies’ limited resources to obtain results that align with their set strategies and goals.
This study seeks to investigate the interest and perception of the Portuguese population in a content marketing tool that is not commonly discussed and used in the business field - the podcast. To achieve this purpose, an online survey was carried out in order to get to know and characterize the average podcast user and the likelyhood of this tool being adopted as an element of the digital marketing strategy. The underlying research model of the study incorporates elements from both the Theory of Uses and Gratifications and the Technology Acceptance Model that integrate the constructs of Multitasking, Controlling Edutainment, Storytelling Transportation, Social and Intention of Use.
In regard to the attributes of the podcast market, it was found that the majority of consumers are young adults with high levels of education who seem to enjoy content deeemed as humorous and use their smartphone as their main device for its consumption. It is also noted that social media is the most typical way to discover new podcasts.
With reference to the use of podcasts, the obtained results highlight the existance of a positive relationship between almost all constructs (Controlling Edutainment, Storytelling Transportation, Social) and the Intention of Use of podcasts in Portugal. The only exception was the construct of Multitasking, of which hypothesis was not confirmed, thus appearing to be less relevant for its use. In that case, the components of entertainment and education, storytelling and socialization should be valued in the production of content for podcasts.
A criação de conteúdo relevante e atual é vital para satisfazer e fortalecer a relação das marcas com os consumidores. No entanto, por vezes, é difícil saber onde alocar os escassos recursos das empresas para obter resultados que se alinhem com as suas estratégias e objetivos. Este estudo procura averiguar o interesse e a perceção da população portuguesa por uma ferramenta de marketing de conteúdo ainda pouco abordada e utlizada no tecido empresarial - o podcast. Para alcançar este objetivo, procedeu-se à realização de um inquérito online, para conhecer e caracterizar o utilizador de podcasts e a possível adoção desta ferramenta como elemento da estratégia de marketing digital. O modelo de investigação subjacente ao estudo incorpora elementos da Teoria de Usos e Gratificações e do Modelo de Aceitação Tecnológica que integram os construtos Multitasking, Controlo de Entretenimento e Educação, Transportação por Storytelling, Socialização e Intenção de Uso. Relativamente às caraterísticas do mercado de podcasts, verificou-se que grande parte dos consumidores são jovens intruídos, que apresentam um interesse especial pelo consumo de conteúdo humorístico, que usam o smartphone como principal dispositivo de reprodução deste formato, sendo o social media o meio de acesso preferido para a descoberta de novos podcasts. No que se reporta ao uso de podcasts, os resultados obtidos evidenciam a presença de uma relação positiva entre quase todos os construtos (Controlo de Entretenimento e Educação, Transportação por Storytelling, Socialização) e a Intenção de Uso dos podcasts em Portugal. A única exceção foi o construto Multitasking, cuja hipótese não foi confirmada, aparentando ser menos relevante para o uso de podcasts. Deste modo, na produção de conteúdos para podcasts devem ser valorizadas as componentes de entretenimento e educação, de storytelling e de socialização.
A criação de conteúdo relevante e atual é vital para satisfazer e fortalecer a relação das marcas com os consumidores. No entanto, por vezes, é difícil saber onde alocar os escassos recursos das empresas para obter resultados que se alinhem com as suas estratégias e objetivos. Este estudo procura averiguar o interesse e a perceção da população portuguesa por uma ferramenta de marketing de conteúdo ainda pouco abordada e utlizada no tecido empresarial - o podcast. Para alcançar este objetivo, procedeu-se à realização de um inquérito online, para conhecer e caracterizar o utilizador de podcasts e a possível adoção desta ferramenta como elemento da estratégia de marketing digital. O modelo de investigação subjacente ao estudo incorpora elementos da Teoria de Usos e Gratificações e do Modelo de Aceitação Tecnológica que integram os construtos Multitasking, Controlo de Entretenimento e Educação, Transportação por Storytelling, Socialização e Intenção de Uso. Relativamente às caraterísticas do mercado de podcasts, verificou-se que grande parte dos consumidores são jovens intruídos, que apresentam um interesse especial pelo consumo de conteúdo humorístico, que usam o smartphone como principal dispositivo de reprodução deste formato, sendo o social media o meio de acesso preferido para a descoberta de novos podcasts. No que se reporta ao uso de podcasts, os resultados obtidos evidenciam a presença de uma relação positiva entre quase todos os construtos (Controlo de Entretenimento e Educação, Transportação por Storytelling, Socialização) e a Intenção de Uso dos podcasts em Portugal. A única exceção foi o construto Multitasking, cuja hipótese não foi confirmada, aparentando ser menos relevante para o uso de podcasts. Deste modo, na produção de conteúdos para podcasts devem ser valorizadas as componentes de entretenimento e educação, de storytelling e de socialização.
Description
Keywords
Podcast Modelo de aceitação tecnológica Teoria dos usos e das gratificações Marketing de conteúdo Marketing digital Technology acceptance model Uses and gratifications model Content marketing